Procon Goiás divulga balanço de fiscalização da 6ª edição da Black Friday

Na 6ª edição do Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira, 27, o Procon Goiás fiscalizou vários estabelecimento comerciais da capital. Equipes de fiscalização estiveram previamente em lojas do Shopping Flamboyant, do Shopping Passeio das Águas e do centro de Goiânia para realizar a coleta de preços praticados, a fim de ser comparados com os anunciados preços promocionais da última sexta-feira. Essa fiscalização teve como objetivo constatar a ocorrência da prática da “maquiagem de preços”, conhecida também como “metade do dobro”.

 Desde o dia 11 deste mês, o Procon Goiás  também vem monitorando os sites mais acessados e os produtos mais pesquisados pelos consumidores, sendo que no dia da promoção realizou o monitoramento de 14 sites, além da fiscalização em 61 lojas físicas. Sendo que desse trabalhou resultou o seguinte:

Lojas físicas: 29 foram notificadas para apresentar documentos no prazo de até 10 dias. São relatório com as especificações dos preços originais dos produtos ofertados antes e durante a Black Friday. E as demais lojas ainda estão sendo analisadas;

Lojas virtuais: 07 foram autuadas pela ocorrência de propaganda enganosa;

Os fornecedores autuados terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa nos processos instaurados. Se o julgado dos processos administrativos concluir pela ocorrência de violação do Código de Defesa do Consumidor, será aplicada  multa, cujo valor varia de acordo com o porte econômico da empresa, reincidência, gravidade da infração e vantagem auferida.

Todas as denúncias dos consumidores, registradas pelo disque denúncia, foram constatadas pela fiscalização, e se ainda houver consumidor que se sentir lesado pode procurar o atendimento do Procon Goiás, portando documentos que comprovem a ilegalidade, ou por meio do disque denúncias 151 ou no (62) 3201-7100, ou ainda pessoalmente na sede, que fica na Rua 8 nº 242, no centro da capital, e em todos os postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts. Vale também para o consumidor que constatar qualquer irregularidade nos próximos dias com relação ao pagamento (cobranças indevidas) ou descumprimento dos prazos de entrega dos produtos.  Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias.

Assessoria de Imprensa do Procon Goiás

Larissa Oliveira: 8236-0565 / 3201-7134

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo