15 de março: Dia Internacional do Consumidor

Neste sábado (15/03) é o dia internacional do consumidor, data que deve ser comemorada mesmo diante do elevado número de reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor, e o flagrante descumprimento das leis de mercado por parte de alguns fornecedores de produtos e serviços que ainda se preocupam mais com a venda, deixando consumidores desassistidos nos problemas apresentados no pós-venda.

E o Procon Goiás, na sua nobre missão de zelar pela harmonização e equilíbrio das relações  de consumo, tem a rotina de orientar consumidores a conhecerem mais seus direitos e fazer valer estes direitos, inicialmente reclamando junto aos fornecedores e não resolvendo, registrar suas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, sendo as redes sociais também um meio de demonstrar a insatisfação no mercado, e é claro, devendo ser utilizada de forma muito responsável.

O Procon Goiás está situado na rua 08, nº 242, Setor Central, e a cada dia tem aumentado o número de postos de atendimento, com finalidade de facilitar o acesso dos consumidores. Atualmente, já contamos com 13 postos de atendimento, além da sede. Atendemos denúncias e orientações na Central Telefônica 151. Disponibilizamos informações e orientações em nosso site: www.procon.go.gov.br.

Também disponibilizamos serviços jurídicos gratuitamente, relativos às demandas apresentadas no órgão, com valor de até vinte salários mínimos. Somente no ano de 2013, foram mais de 600 petições entregues aos consumidores para ingresso no Poder Judiciário.

Outro benefício em favor do consumidor são os serviços de cálculos e negociações de dívidas. Fazemos intermediações do órgão entre fornecedores e consumidores, tendo auxiliado muitos consumidores com êxito nos acordos firmados, em média chegando a quase 76% de descontos.

O ranking das empresas mais reclamadas no Procon Goiás é divulgado mensalmente, sendo este serviço muito importante para auxiliar o consumidor na hora da escolha do fornecedor em adquirir produtos e serviços e também uma forma de alertar as empresas acerca da exposição de sua imagem negativa.

O Procon Goiás tem índice de satisfação avaliado pelo consumidor atendido em suas várias unidades em 99%, e o índice de resolubilidade dos conflitos trazidos ao órgão é de 85%.

Nesta data, deve ser celebrada os avanços nas relações de consumo, pois temos um código de defesa do consumidor que foi pioneiro e mais bem elaborado do mundo, contamos com a atuação dos Procons conferindo mais cidadania ao povo goiano, reprimindo condutas infrativas  das empresas e  aplicando sanções  previstas no CDC.

Por fim, a Superintendente Darlene Araújo ressalta que toda melhoria nas relações de consumo tem como fator importantíssimo a participação do consumidor externando sua insatisfação por meio de registro de reclamações e exigindo o cumprimento de seus direitos.

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