No Dia Mundial da Alimentação, Procon Goiás alerta sobre compra de alimentos

Nesta quarta-feira (16/10) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e o Procon Goiás aproveita a data para alertar o consumidor sobre os riscos mais comuns na hora de ir ao supermercado. Nestes estabelecimentos estão enlatados, carnes, frios e produtos em geral que compõem a mesa do goiano.

A compra dos alimentos necessita de cuidados redobrados, já que eles interferem diretamente na saúde do consumidor. Estes produtos também devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, portanto, conter todas as informações necessárias. Confira as dicas:

  • Ao perceber qualquer alteração na aparência, coloração, cheiro ou sabor, não consuma o alimento. Reclame junto ao local de compra, exigindo outro produto ou a devolução do valor pago.
  • Peça sempre nota fiscal de compra.
  • Carnes e aves resfriadas devem estar em geladeiras ou freezers. Uma vez descongelados, esses produtos não devem passar por novo congelamento. O balcão de produtos refrigerados ou congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície, o que pode indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite.
  • Todo produto deve trazer em sua embalagem a data de validade e a identificação do produtor ou fornecedor, bem como informações precisas sobre a quantidade, características, composição, qualidade, preço e os riscos que possam apresentar a sua saúde.
  • Alimentos perecíveis devem ser adquiridos por último e levados à refrigeração o mais breve possível.
  • Uma boa dica é prestar atenção às condições gerais de higiene do estabelecimento.
  • O consumidor não deve adquirir alimentos de origem ou qualidade duvidosa. Em casos de produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) os produtos devem apresentar o carimbo do SIF.
  • Cuidado especial com os alimentos em promoção: geralmente são produtos com validade próxima ao vencimento ou com embalagens em condições impróprias.
  • As embalagens metálicas não devem estar amassadas ou enferrujadas.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
imprensa@procon.go.gov.br
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881

0 Comments

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo