Procon Goiás divulga pesquisa de preços de pão e leite

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de pão e leite

Em apenas quatro meses, litro do leite teve aumento de quase 25,00%

Peso do café da manhã para o trabalhador assalariado passou de 15,54% para 19,05%, sem nenhuma alteração de salário no período (4 meses)

Pão francês pode variar até 81,97% entre menor e maior preço

Com os sucessivos aumentos registrados nos últimos meses, em dois dos principais itens do café da manhã (pão e leite), o Procon Goiás realizou uma pesquisa de preços com 11 (onze) itens como pães (francês, mandi, milho, queijo) e leites longa vida integral e tipo C, de diferentes marcas, com intuito de apurar os percentuais de reajustes nesses produtos, bem como, orientar e alertar os consumidores goianos, sobre a importância de pesquisar e procurar promoções, para reduzir o impacto do custo destes produtos no bolso do consumidor.

A coleta de preços foi realizada em 23 estabelecimentos da capital, divididos por segmentos, sendo 10 supermercados e 13 panificadoras, facilitando, desta forma, a pesquisa de preços pelo consumidor, de acordo com a preferência na hora de adquirir estes produtos.

Em apenas quatro meses pão e leite registraram aumento médio de 18,56% e 24,88%, respectivamente

Não é nenhuma novidade para as donas de casa e consumidores em geral. Os dois itens essenciais no café da manhã do brasileiro estão pesando mais no bolso do trabalhador. Vale ressaltar, que não se trata de aumento médio anual, mas sim de aumento médio, considerando apenas os quatro últimos meses.

Nas panificadoras, o aumento médio no preço do quilo do pãozinho francês, foi de 18,56%, passando de R$ 8,57 em abril/13, para R$ 10,16 neste mês de agosto.

Outro item com aumento considerável, praticado nas panificadoras, foi do leite longa vida integral da marca Piracanjuba. Neste item, o aumento chegou a 24,88%, passando do preço médio de R$ 2,97, praticado em 04/13, para R$ 3,71 neste mês. Vale ressaltar que se trata de preço médio, pois considerando os preços individuais, foi encontrado estabelecimento praticando o preço deste item a R$ 4,20 nas panificadoras.

Vale destacar, também, o aumento médio registrado no quilo do biscoito de queijo assado, que chegou a 11,66%.

Mesmo sem alteração, peso do café da manhã, nos últimos quatro meses, passou de 15,54%, para 19,05% no salário mínimo

Considerando uma família com apenas três indivíduos adultos, consumindo apenas a quantidade de leite previsto pelo DIEESE na cesta básica nacional, 22,5 litros/mês, e apenas um pãozinho francês por indivíduo, 4,5 kg/mês, levando em conta o preço médio de cada item, terá no final do mês um custo de R$ 129,19, o que representa um peso de 19,05% no valor do salário mínimo. Em abril de 2013, esse peso era de 15,54%.

Em tempos de inflação, ficar de olho nas promoções e ter como hábito a pesquisa de preços pode fazer muita diferença no bolso do consumidor

Com intuito de facilitar a pesquisa de preços, de acordo com a preferência do consumidor, o Procon Goiás dividiu os preços por segmentos, panificadoras e supermercados.

Sem desconsiderar a qualidade do produto, que deve ser um fator primordial, o consumidor deverá procurar aliar essa qualidade ao preço. Contudo, algumas considerações, verificadas na pesquisa, devem ser repassadas ao consumidor.

Todos os itens pesquisados, os preços mais atrativos foram verificados nos supermercados, tanto relacionado ao pão francês quanto ao leite. É sabido que pelo fato destes dois itens não ser o carro chefe, estes segmentos podem vender esses produtos com preços mais atrativos como forma de atrair os consumidores até o estabelecimento. Vale ressaltar, também, que uma das formas de economizar, é ficar atento às promoções, frequentes, principalmente relacionado ao leite, neste tipo de segmento.

As variações entre menor e maior preço, abaixo citadas, se referem aos preços praticados em ambos segmentos, panificadoras e supermercados.

81,97% foi a variação apurada no quilo do tradicional pão francês, onde os preços variaram entre R$ 5,99 (supermercados) e R$ 10,90 (panificadoras).

No caso do quilo do mini pão francês, os preços oscilaram entre R$ 6,28 (supermercados) e R$ 14,80 (panificadoras), variação de 135,66%.

Com 93,05% de variação, o quilo do pão mandi foi encontrado ao menor preço de R$ 9,79 (supermercados) até R$ 18,90 (panificadoras).

O destaque, porém, ficou com o biscoito de queijo assado (quilo), com 187,77% de variação. Neste item, os preços oscilaram entre R$ 13,90 nos supermercados e de até R$ 40,00 nas panificadoras.

50,53% foi a variação no litro do leite longa vida integral da marca Piracanjuba. Os preços variaram entre R$ 2,79 (supermercados) e de até R$ 4,20 (panificadoras).

O leite longa vida integral – Compleite – (litro), foi encontrado ao menor preço de R$ 2,38 (supermercados) chegando a atingir o preço de R$ 3,50 nas panificadoras. Variação de 47,06%.

Atenção às promoções

Ficar atento às promoções realizadas pelos estabelecimentos comerciais é uma boa dica de economia. No entanto, é interessante adquirir somente o produto com preço promocional, pois é uma tática do estabelecimento para atrair o consumidor, que se não ficar atento ao adquirir outros produtos, poderá deixar a economia no próprio estabelecimento.

Muitos estabelecimentos cobrem a oferta anunciado, portanto, dependendo do estabelecimento, essa oferta pode ser adquirida em estabelecimento próximo da residência do consumidor, evitando, inclusive, custos com transporte. Tenha o hábito de denunciar no dique denúncia, 151, em caso de descumprimento da oferta.

Orientações gerais

Qualidade, higiene e preço, devem andar juntos, principalmente quando se tratar de produtos de alimentação.

Atenção especial também à higiene tanto do local, quanto dos funcionários que vão manusear os produtos, e, ainda, exigir que a pesagem do pão seja feita à vista do cliente.

O consumidor deve ter bastante atenção à data de vencimento desses produtos, atentando ainda para a aparência do produto, pois muitas vezes, devido à má conservação, mesmo estando dentro do prazo de validade, a qualidade pode estar comprometida.

Acesse aqui o RELATÓRIO completo da pesquisa.

Acesse aqui a PLANILHA completa da pesquisa.

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881

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