A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI-GO) liderou esforços em prol da construção do Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás (2024-2033).
O documento estabelece diretrizes que servem de referência para o processo autônomo de elaboração de ações e metas por parte das Instituições de Ensino Superior ( IES) ao longo dos próximos 10 anos.
Construção
Os trabalhos se iniciaram em agosto de 2022 e, desde o princípio, foram baseados em evidências e privilegiaram a participação da sociedade. Após a realização de estudos e de escutas ativas com o setor produtivo e a comunidade acadêmica, elaboramos a versão preliminar do documento base do Plano Diretor.
Para ampliar a participação, e construir um Plano Diretor alinhado com as expectativas e demandas da comunidade acadêmica e sociedade, foi disponibilizado no site uma consulta pública.
Além disso, durante todo o mês de agosto/23, o Governo de Goiás, por meio Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), percorreu as dez regiões de planejamento do estado realizando audiências públicas para a construção do documento final do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás. O objetivo foi possibilitar a participação de comunidades acadêmicas e sociedade, coletando as demandas e sugestões de cada região. Os eventos aconteceram em Goiânia, cidade de Goiás, Anápolis, Uruaçu, Jataí, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Posse, fechando o cronograma em Valparaíso de Goiás.
Todas as contribuições, tanto da consulta pública quanto das audiências, foram analisadas e sistematizadas e incluídas no documento final.
Acesse:
Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás (2024-2033) – Documento-base completo
Plano Diretor para a Educação Superior de Goiás (2024-2033) – E-book
Painel de Dados da Educação Superior de Goiás