Governo de Goiás realiza formatura de alunos das Escolas do Futuro de Goiás
Solenidade celebrou a conclusão de cursos técnicos nas áreas de tecnologia, negócios digitais e artes, reafirmando o compromisso estadual com a qualificação profissional e a formação cultural
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou, sexta-feira (21), a formatura de mais de estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A cerimônia, realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, marcou a entrega dos diplomas de conclusão de cursos técnicos e de qualificação profissional nas áreas de tecnologia e artes, abrangendo unidades da capital e do interior.
Os formandos são alunos dos cursos de Marketing e Mídias Sociais, Empresas Digitais e Desenvolvimento Web e Mobile, oferecidos nas EFGs Tech de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto. Também foram certificados estudantes dos cursos de Artes Visuais, Circo, Música, Teatro e do superior em Produção Cênica, ministrados na EFG em Artes Basileu França.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destacou o impacto da formação técnica gratuita na vida dos alunos e no desenvolvimento do estado. “Oferecemos cursos voltados para o pensamento e a linguagem computacionais, programação de sistemas e criação de interfaces para a web e dispositivos móveis. Tudo isso gratuitamente, com infraestrutura de ponta e os melhores equipamentos. Em Goiás, usamos a tecnologia e a inovação para transformar vidas, seja na qualificação profissional para o mercado digital ou no incentivo à profissionalização nas artes e no empreendedorismo.”
“Ao apoiarmos essa iniciativa do governo de Goiás, através do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, contribuímos para a consolidação de uma política pública de educação, instrumento emancipatório mais efetivo para uma sociedade civilizada, justa, moderna. É por intermédio da educação que conseguiremos alcançar um país mais desenvolvido, mais próspero, mais justo e mais acolhedor para todos os cidadãos”, avalia o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho.
A concluinte do curso técnico de Marketing e Mídias Sociais, Beatriz Veloso, conta que mudou de área de interesse ao entrar no curso da Escola do Futuro. “Esse curso mudou completamente a rota da minha vida. Eu estava na carreira de medicina e eu me apaixonei tanto por marketing e pela Escola do Futuro que eu resolvi deixar essa área de lado e continuar no marketing e publicidade”, conta a Beatriz Veloso, concluinte do curso técnico de Marketing e Mídias Sociais
Impactos
Simony Manso, que concluiu o curso técnico em Desenvolvimento Web Mobile, compartilhou como a capacitação mudou sua trajetória profissional. “Eu estava desempregada e, com a Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, tudo mudou. Hoje, trabalho na área de tecnologia, gerenciamento e qualidade em uma grande empresa de Goiânia graças ao aprendizado na Escola. Estou muito feliz!”
Já Danilo Mota, do curso técnico em Teatro, celebrou o impacto da formação em sua vida pessoal. “Eu era muito tímido e, depois que entrei no curso técnico em Teatro, aprendi a me expressar melhor e organizar meus pensamentos. Agora, consigo falar em público com mais confiança.”
As EFGs são unidades de ensino técnico do Governo de Goiás, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e geridas pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG). Com um forte foco em tecnologia e inovação, as escolas oferecem cursos gratuitos e voltados para áreas estratégicas do mercado digital e da economia criativa. Desde 2021, as Escolas do Futuro de Goiás já certificaram mais de 19 mil alunos em 669 cursos. A expectativa para 2025 é alcançar 11.418 novas matrículas e 4.440 certificações