Vendas de Móveis e Eletrodomésticos impulsionam o comércio varejista goiano
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro, apontaram, para Goiás, crescimento de 6,6% em volume de vendas e de 10,1% em receita. No ano, houve incremento nas vendas de 5,3% e, em 12 meses, de 6,4%, enquanto na receita nominal a variação anual foi de 9,7% e de 10,7% em 12 meses. Para o Brasil, a expansão das vendas foi de 9,6%, acrescentando 13,2% na receita. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas foi de 6,7%, totalizando 11,4% para a receita de vendas. No que tange ao volume de vendas, todas as unidades da federação apresentaram taxas positivas (comparativo fevereiro 2012/fevereiro 2011), com destaque para Roraima (35,9%), Tocantins (19,6%), Mato Grosso do Sul (17,1%) e Santa Catarina (16,2%).
Tabela 1 – Brasil e estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
dez/11 |
jan/12 |
fev/12 |
dez/11 |
jan/12 |
fev/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,7 |
7,8 |
9,6 |
8,7 |
6,7 |
6,37 |
4,2 |
6,6 |
5,3 |
6,4 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
0,4 |
-0,8 |
3,9 |
1,5 |
0,7 |
-10,68 |
-9,7 |
-8,5 |
-9,1 |
-6,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
4,6 |
8,5 |
11,8 |
10,1 |
5,1 |
4,54 |
5,7 |
8,1 |
6,8 |
8,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
4,6 |
9,0 |
12,2 |
10,6 |
5,2 |
4,29 |
6,2 |
8,6 |
7,4 |
8,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
0,7 |
1,5 |
-3,4 |
-0,9 |
2,0 |
0,95 |
-4,6 |
-5,5 |
-5,0 |
4,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
15,3 |
13,2 |
13,3 |
13,2 |
15,5 |
13,36 |
11,2 |
15,0 |
12,8 |
8,2 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
7,0 |
8,6 |
9,5 |
9,0 |
9,3 |
8,14 |
12,4 |
8,5 |
10,4 |
13,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-2,3 |
9,8 |
-0,8 |
5,0 |
4,1 |
-1,21 |
51,3 |
14,4 |
35,6 |
20,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
34,8 |
32,9 |
26,6 |
29,8 |
22,1 |
14,63 |
14,1 |
-3,3 |
4,9 |
0,2 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
3,4 |
13,1 |
5,6 |
9,4 |
4,2 |
5,39 |
13,6 |
11,3 |
12,6 |
6,7 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
4,3 |
8,3 |
2,5 |
5,4 |
3,2 |
0,48 |
11,4 |
0,2 |
5,9 |
6,0 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-0,7 |
7,8 |
-10,0 |
-1,5 |
3,0 |
-6,96 |
19,6 |
-6,1 |
6,3 |
5,4 |
|
Material de construção |
5,1 |
14,4 |
8,4 |
11,5 |
8,3 |
5,86 |
16,5 |
2,9 |
9,6 |
8,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan-GO/Sepin/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
No tocante ao comércio varejista ampliado em Goiás – composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, no mês de fevereiro houve incremento de volume de 0,2%. Quanto ao acumulado no ano e em 12 meses, os resultados foram semelhantes, na marca de 5,9% e 6,0%, respectivamente. Já a receita nominal aumentou 1,9% em janeiro, na comparação anual; em 12 meses o resultado foi de 7,8%, com acumulado de 8,1%.
Tabela 2 – Brasil e estado de Goiás: Variação da receita nominal de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
dez/11 |
jan/12 |
fev/12 |
dez/11 |
jan/12 |
fev/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
10,1 |
12,1 |
13,2 |
12,6 |
11,4 |
8,55 |
9,3 |
10,1 |
9,7 |
10,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,2 |
4,2 |
7,7 |
5,9 |
9,0 |
-3,64 |
-3,1 |
-4,6 |
-3,8 |
7,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
10,8 |
14,4 |
17,9 |
16,1 |
12,3 |
10,34 |
12,3 |
14,4 |
13,3 |
14,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
10,8 |
14,8 |
18,2 |
16,4 |
12,3 |
10,07 |
12,7 |
14,7 |
13,7 |
15,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,0 |
7,5 |
2,5 |
5,1 |
10,1 |
8,25 |
1,3 |
-0,1 |
0,6 |
11,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
10,9 |
10,8 |
9,8 |
10,3 |
11,8 |
8,53 |
9,3 |
13,6 |
11,2 |
2,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,9 |
11,4 |
13,2 |
12,3 |
13,6 |
11,44 |
13,4 |
11,0 |
12,2 |
15,2 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
2,9 |
14,0 |
2,1 |
8,5 |
8,8 |
1,74 |
55,3 |
17,3 |
39,1 |
23,5 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
20,0 |
17,9 |
12,6 |
15,3 |
5,6 |
3,72 |
4,2 |
-9,4 |
-2,9 |
-7,3 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
8,5 |
16,6 |
8,4 |
12,6 |
9,9 |
11,43 |
18,7 |
15,6 |
17,2 |
13,6 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
6,4 |
10,6 |
4,8 |
7,7 |
8,2 |
2,24 |
13,6 |
1,9 |
7,8 |
8,1 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-2,6 |
6,5 |
-11,1 |
-2,6 |
1,4 |
-7,51 |
17,3 |
-7,9 |
4,3 |
4,1 |
|
Material de construção |
7,5 |
16,9 |
10,7 |
13,9 |
11,7 |
11,05 |
23,8 |
8,4 |
16,0 |
14,6 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan-GO/Sepin/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
A receita nominal de vendas difere do volume, pois corresponde à deflação dos valores nominais correntes, por índices de preços específicos para grupo de atividade. De acordo com o gráfico 1, verifica-se, no período considerado, que a receita está em patamares acima do volume de vendas. Além disso, é possível observar um leve descolamento entre as duas variáveis, correspondentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2012, sinalizando que os preços têm sobressaído na comparação dessas variáveis. Contudo, cabe ressaltar que os dados plotados não consideram os efeitos regionais, tais como feriados e datas comemorativas, mas, de todo modo, apresentam trajetórias similares ao longo do ano, seguindo de forma ascendente entre fevereiro e novembro, com pico no mês de dezembro e declínio em janeiro.