Varejo goiano fecha o ano de 2013, com taxa 4,7%
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de dezembro de 2013, Goiás obteve crescimento superior à média nacional, com variação de 6,8% no volume de vendas e fechou o ano com 4,7%. A média nacional para o mês foi de 4,0%, e acumulou no ano 4,3% de incremento. Em receita de vendas o comércio goiano obteve ganho de 12,8%, em relação a dezembro de 2012, com crescimento acumulado no ano de 11,1%.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
||||||
out/13 |
nov/13 |
dez/13 |
out/13 |
nov/13 |
dez/13 |
||||
Comércio Varejista Geral |
5,4 |
7,1 |
4,0 |
4,3 |
4,7 |
7,5 |
6,8 |
4,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
6,6 |
8,9 |
5,7 |
6,3 |
1,4 |
0,9 |
4,9 |
5,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
3,3 |
5,8 |
2,3 |
1,9 |
-3,6 |
1,2 |
1,4 |
-2,2 |
|
Hipermercados e supermercados |
3,1 |
5,4 |
2,1 |
1,9 |
-3,8 |
1,4 |
1,5 |
-2,3 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
3,7 |
6,1 |
3,2 |
3,5 |
7,5 |
14,3 |
13,9 |
13,0 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
5,0 |
9,1 |
-0,8 |
4,9 |
14,2 |
14,0 |
4,6 |
9,1 |
|
Móveis |
1,6 |
4,2 |
-8,5 |
-1,6 |
17,4 |
15,5 |
10,1 |
0,7 |
|
Eletrodomésticos |
7,6 |
12,5 |
3,9 |
8,6 |
11,6 |
12,1 |
1,7 |
11,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,4 |
12,2 |
12,4 |
10,1 |
19,7 |
20,6 |
39,1 |
17,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-0,6 |
0,1 |
3,9 |
2,6 |
4,0 |
6,2 |
13,7 |
15,9 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
10,6 |
10,8 |
9,5 |
7,2 |
37,0 |
41,8 |
5,0 |
17,3 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
12,4 |
6,6 |
11,2 |
10,3 |
17,0 |
19,1 |
15,3 |
12,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
2,2 |
6,0 |
2,9 |
3,6 |
-2,3 |
7,2 |
3,0 |
5,3 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-4,4 |
4,4 |
-0,1 |
1,4 |
-9,6 |
7,1 |
-4,7 |
6,2 |
|
Material de construção |
6,9 |
5,1 |
5,5 |
6,9 |
-1,9 |
5,7 |
14,0 |
4,6 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
Com relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em Goiás houve um aumento de 3,0% no volume de vendas em dezembro, fechou o ano com um ganho de 5,3%, tendo como base o mesmo mês do ano anterior. Na receita nominal de vendas o comércio varejista ampliado apresentou um ganho de 8,7% em dezembro e no ano de 9,6%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
||||||
out/13 |
nov/13 |
dez/13 |
out/13 |
nov/13 |
dez/13 |
||||
Comércio Varejista Geral |
12,1 |
13,8 |
10,7 |
11,8 |
10,4 |
13,2 |
12,8 |
11,1 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
10,6 |
12,2 |
13,0 |
10,9 |
13,0 |
13,1 |
19,2 |
11,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
11,2 |
13,9 |
9,9 |
12,1 |
2,3 |
7,1 |
6,9 |
6,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
11,0 |
13,4 |
9,5 |
11,8 |
2,1 |
7,1 |
6,9 |
6,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,1 |
11,8 |
8,6 |
8,8 |
14,0 |
21,0 |
21,8 |
19,9 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
12,1 |
16,7 |
6,5 |
9,3 |
18,6 |
17,5 |
9,3 |
12,7 |
|
Móveis |
10,1 |
12,6 |
-0,4 |
5,5 |
22,0 |
20,7 |
18,4 |
6,9 |
|
Eletrodomésticos |
13,2 |
18,9 |
10,4 |
11,4 |
17,3 |
16,2 |
6,1 |
15,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
16,5 |
17,6 |
18,1 |
15,6 |
22,1 |
23,4 |
42,0 |
21,2 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
5,4 |
6,3 |
9,5 |
8,0 |
10,5 |
14,3 |
21,2 |
22,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,7 |
7,3 |
3,7 |
4,3 |
37,2 |
45,3 |
5,2 |
18,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
18,4 |
12,7 |
17,4 |
16,3 |
23,0 |
24,7 |
20,5 |
18,6 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
7,9 |
11,6 |
8,7 |
8,9 |
2,5 |
12,4 |
8,7 |
9,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-1,3 |
7,1 |
3,0 |
2,4 |
-6,1 |
11,6 |
-0,7 |
7,8 |
|
Material de construção |
12,4 |
10,9 |
11,5 |
10,9 |
1,5 |
11,1 |
21,2 |
9,1 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, os melhores cinco resultados ocorreram: em Mato Grosso do Sul, com variação de 15,6%; Acre 13,2%; Rondônia 13,2%; Maranhão 9,7% e Paraná, com 8,9%.
A variação mensal com ajuste sazonal é apresentada na Tabela 3, em Goiás o volume de vendas em dezembro foi de -1,3%, menor que o registrado no mês anterior e a receita também apresentou retração, na ordem de 0,2%. No Brasil, que representa a média do crescimento das demais Unidades da Federação houve redução de 0,2% em volume e acréscimo de 0,5% em receita, na mesma base de comparação.
Tabela 3 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%) |
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|
Brasil |
Goiás |
||||
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
|
Volume de Vendas |
0,2 |
0,6 |
-0,2 |