Varejo goiano fecha o ano de 2013, com taxa 4,7%


Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de dezembro de 2013, Goiás obteve crescimento superior à média nacional, com variação de 6,8% no volume de vendas e fechou o ano com 4,7%. A média nacional para o mês foi de 4,0%, e acumulou no ano 4,3% de incremento. Em receita de vendas o comércio goiano obteve ganho de 12,8%, em relação a dezembro de 2012, com crescimento acumulado no ano de 11,1%.

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado no Ano

Variação Mensal

Acumulado no Ano

 
 

out/13

nov/13

dez/13

out/13

nov/13

dez/13

 

Comércio Varejista Geral

5,4

7,1

4,0

4,3

4,7

7,5

6,8

4,7

 

Combustíveis e lubrificantes

6,6

8,9

5,7

6,3

1,4

0,9

4,9

5,8

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

3,3

5,8

2,3

1,9

-3,6

1,2

1,4

-2,2

 

Hipermercados e supermercados

3,1

5,4

2,1

1,9

-3,8

1,4

1,5

-2,3

 

Tecidos, vestuário e calçados

3,7

6,1

3,2

3,5

7,5

14,3

13,9

13,0

 

Móveis e eletrodomésticos

5,0

9,1

-0,8

4,9

14,2

14,0

4,6

9,1

 

Móveis

1,6

4,2

-8,5

-1,6

17,4

15,5

10,1

0,7

 

Eletrodomésticos

7,6

12,5

3,9

8,6

11,6

12,1

1,7

11,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,4

12,2

12,4

10,1

19,7

20,6

39,1

17,7

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-0,6

0,1

3,9

2,6

4,0

6,2

13,7

15,9

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

10,6

10,8

9,5

7,2

37,0

41,8

5,0

17,3

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

12,4

6,6

11,2

10,3

17,0

19,1

15,3

12,8

 

Comércio varejista ampliado geral

2,2

6,0

2,9

3,6

-2,3

7,2

3,0

5,3

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-4,4

4,4

-0,1

1,4

-9,6

7,1

-4,7

6,2

 

Material de construção

6,9

5,1

5,5

6,9

-1,9

5,7

14,0

4,6

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. 

 

 

Com relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em Goiás houve um aumento de 3,0% no volume de vendas em dezembro, fechou o ano com um ganho de 5,3%, tendo como base o mesmo mês do ano anterior. Na receita nominal de vendas o comércio varejista ampliado apresentou um ganho de 8,7% em dezembro e no ano de 9,6%.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado no Ano

Variação Mensal

Acumulado no Ano

 
 

out/13

nov/13

dez/13

out/13

nov/13

dez/13

 

Comércio Varejista Geral

12,1

13,8

10,7

11,8

10,4

13,2

12,8

11,1

 

Combustíveis e lubrificantes

10,6

12,2

13,0

10,9

13,0

13,1

19,2

11,8

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,2

13,9

9,9

12,1

2,3

7,1

6,9

6,4

 

Hipermercados e supermercados

11,0

13,4

9,5

11,8

2,1

7,1

6,9

6,2

 

Tecidos, vestuário e calçados

9,1

11,8

8,6

8,8

14,0

21,0

21,8

19,9

 

Móveis e eletrodomésticos

12,1

16,7

6,5

9,3

18,6

17,5

9,3

12,7

 

Móveis

10,1

12,6

-0,4

5,5

22,0

20,7

18,4

6,9

 

Eletrodomésticos

13,2

18,9

10,4

11,4

17,3

16,2

6,1

15,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

16,5

17,6

18,1

15,6

22,1

23,4

42,0

21,2

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

5,4

6,3

9,5

8,0

10,5

14,3

21,2

22,2

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,7

7,3

3,7

4,3

37,2

45,3

5,2

18,6

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

18,4

12,7

17,4

16,3

23,0

24,7

20,5

18,6

 

Comércio varejista ampliado geral

7,9

11,6

8,7

8,9

2,5

12,4

8,7

9,6

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-1,3

7,1

3,0

2,4

-6,1

11,6

-0,7

7,8

 

Material de construção

12,4

10,9

11,5

10,9

1,5

11,1

21,2

9,1

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 


No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, os melhores cinco resultados ocorreram: em Mato Grosso do Sul, com variação de 15,6%; Acre 13,2%; Rondônia 13,2%; Maranhão 9,7% e Paraná, com 8,9%.

 


 

A variação mensal com ajuste sazonal é apresentada na Tabela 3, em Goiás o volume de vendas em dezembro foi de -1,3%, menor que o registrado no mês anterior e a receita também apresentou retração, na ordem de 0,2%. No Brasil, que representa a média do crescimento das demais Unidades da Federação houve redução de 0,2% em volume e acréscimo de 0,5% em receita, na mesma base de comparação.

 

Tabela 3 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)

 

Brasil

Goiás

Outubro

Novembro

Dezembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Volume de Vendas

0,2

0,6

-0,2

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