Toxoplasmose

A Toxoplasmose é uma infecção muito comum, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves.

As principais vias de transmissão são a oral e congênita. A via oral consiste na ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida, que não teve o processamento térmico adequado. A congênita consiste na transmissão da doença adquirida pela mãe, durante a gestação, ao feto, via transplacentária.

Prevenção

  • Alimentar os gatos com ração ou outros produtos comerciais de qualidade;
  • Em casos em que os gatos comem carne, utilizar somente se for bem cozida;
  • Manter seus gatos dentro de casa e coletar suas fezes diariamente;
  • Ter cuidado ao manusear as fezes de gatos e dar destino adequado às mesmas (usar luvas, pás e lavar as mãos após a manipulação): gestantes devem evitar;
  • Evitar acesso dos gatos à rua porque podem adquirir o parasita;
  • Isolar os animais domésticos das áreas de preparação de alimentos;
  • Evitar o uso de produtos animais crus ou mal cozidos (caprinos e bovinos); eliminar as fezes dos gatos infectados em lixo seguro;
  • Lavar as mãos após manipular carne crua ou terra contaminada;

Sintomas

A maioria dos casos de toxoplasmose é assintomática ou apresenta sintomas bastante inespecíficos, como cansaço, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular e sintomas sugestivos: linfadenopatia retroauricular e cervical (ínguas na região do pescoço e orelhas), febre persistente, hepatoesplenomegalia, exantema e outros. Mesmo na ausência de sintomatologia, o diagnóstico da infecção pelo Toxoplasma gondii na gravidez é extremamente importante, tendo como objetivo principal a prevenção da toxoplasmose congênita e suas sequelas.

Tratamento

Existe tratamento específico para a doença e o tratamento é recomendado para pessoas imunocomprometidas, mulheres grávidas e pessoas imunocompetentes com sintomas graves (complicações).

Atenção: Matar os gatos não é a solução para evitar que a toxoplasmose deixe de ser transmitida, por isso a melhor forma de prevenir a doença é cuidando bem dos animais de estimação.

Referências

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: GUIA DE BOLSO 8ª edição revista. Brasília, 2010
Protocolo Preliminar de Toxoplasmose – Gestacional aguda e Congênita. Protocolo de Notificação e Investigação. Brasília, 2017.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo