Em novembro, o comércio varejista goiano cresceu 0,9%


De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na comparação com ajuste sazonal, novembro14/outubro14, o comércio varejista nacional apresentou alta no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de 0,9% e 1,4%, respectivamente. Para Goiás, o resultado do mês de novembro apresentou no volume variação de 0,6% e na receita de 1,7%.

No âmbito regional, na série com ajuste sazonal, oito unidades da Federação tiveram recuo no volume de vendas. Por outro lado, as maiores taxas positivas foram registradas nos Estados do Nordeste, com destaques para os Estados do Ceará e Sergipe, ambos com expansão de 3,5%.

As vendas do comércio varejista brasileiro, em novembro de 2014, apresentaram alta de 1,0% no volume de vendas e alta de 7,1% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na mesma base de comparação, o comércio varejista goiano, teve expansão no volume de vendas de 0,6%, mesma taxa do mês anterior, ao passo que a receita nominal variou 1,7%.

Na análise do comércio sem ajuste sazonal, somente quatro unidades da Federação apresentaram variações negativas no volume de vendas, sendo a maior queda no Distrito Federal (-2,7%). Os Estados da região Norte e Nordeste lideram as taxas de crescimentos, destaque para Roraima (18,4%) e Amapá (17,3%), Gráfico 1.

 

 

 

O comércio varejista ampliado que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em novembro no volume de vendas, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças (-9,9%), e material de construção (-0,1%). Em Goiás, o comércio varejista ampliado teve recuo de 2,5% em volume e 1,8% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -1,9% e da receita nominal de 3,1% (Tabelas 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014                                           (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No

Ano

12       Meses

No

Ano

12       Meses

 

set/14

out/14

nov/14

set/14

out/14

nov/14

 

Comércio Varejista Geral

0,5

2,2

1,0

2,4

2,6

-1,4

4,2

0,9

2,3

2,7

 

Combustíveis e lubrificantes

2,9

2,2

0,0

2,7

2,9

7,3

8,8

8,8

0,6

1,1

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-1,9

1,9

-1,5

1,6

1,6

-9,6

4,1

-11,4

-2,2

-1,9

 

Hipermercados e supermercados

-2,1

1,9

-1,1

1,5

1,6

-9,8

4,4

-11,5

-2,4

-2

 

Tecidos, vestuário e calçados

0

0,6

1,6

-0,7

-0,1

-2,6

-1,5

1,3

4,5

5,8

 

Móveis e eletrodomésticos

0,1

-1,8

1,6

1,1

0,9

1,1

0,1

9,2

2,4

2,6

 

Móveis

-1

-4,7

-6,6

1

-0,2

0,9

-8,9

-2,5

1,6

2,5

 

Eletrodomésticos

0,6

-0,4

5,3

1,4

1,7

1,2

3,2

13,3

2,2

2,1

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

10,4

9,8

5,9

9,1

9,4

17,3

14,1

9,1

19,9

21,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-10,7

-13,6

-5,3

-7,5

-6,3

-23,1

-17,3

7,3

-1,5

0,3

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-3,4

0,3

4,7

-2,9

-1,8

-8,5

-10,4

20,9

2,6

2,8

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

5,8

5,2

9,3

7,8

8,2

17,5

17,2

27,1

20,6

19,9

 

Comércio varejista ampliado geral

-1,2

-2,3

-2,7

-1,6

-1,2

-1,6

2,0

-2,5

-1,9

-1,5

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-4,6

-11,2

-9,9

-9,5

-8,6

-3,3

-1,1

-6,1

-7,0

-6,8

 

Material de construção

-0,1

-0,2

-2,4

-0,1

0,3

4,2

4,1

-4,3

-0,7

0,3

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio 

 

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014

 

 

 

As vendas do comércio varejista goiano não avançaram em novembro, variação de 0,9%. O resultado positivo foi puxado pelas vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e eletrodomésticos. Houve moderação do consumo das famílias ao longo deste ano especialmente no segmento de hipermercados e supermercados, que apresentou queda no acumulado do ano.

O segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico em Goiás apresentou o maior crescimento no volume de vendas 27,1% em novembro, sobre igual mês do ano passado, no Brasil o segmento também foi destaque em expansão. A taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses deste segmento foi de 20,6% e 19,9%, respectivamente. Em função do aumento na vendas de produtos sensíveis ao movimento natalino.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12 Meses

No    Ano

12    Meses

 

set/14

out/14

nov/14

set/14

out/14

nov/14

 

Comércio Varejista Geral

7,0

8,3

7,1

8,7

8,9

3,6

8,5

5,9

7,5

8,0

 

Combustíveis e lubrificantes

8,7

7,9

6,8

8,1

8,5

10,6

10,2

18,1

9,4

10,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,5

9

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