Principais softwares gratuitos


Visualizadores:

São programas que possibilitam ao usuário visualizar e customizar os arquivos tipo shapefile, KML e imagens, entre outros, disponibilizados no site do SIEG, e em alguns casos permitem que estes arquivos sejam modificados.

Com estes programas, um dos assuntos de interesse mais urgente, concernente a distribuição de dados geográficos e aplicações para Web de modo aberto e gratuito, foi resolvido. Com as ferramentas disponíveis destes aplicativos você pode: – Visualizar e pesquisar arquivos shapefiles (que você pode obter neste site); – Visualizar uma grande variedade de formatos de imagens (que você pode obter neste site); – Medir distâncias em seu mapa; – Encontrar feições; – Identificar e pesquisar dados geográficos através de seus atributos; – Criar mapas utilizando classificações, símbolos e rótulos; – Caracterizar legendas, mapas e criar projetos; – Movimentar-se sobre o mapa e utilizar recursos de ZOOM; – Visualizar e carregar dados disponíveis em Web Sites que usem tecnologia ESRI (ArcGIS Explorer); e – Imprimir mapas; 

 

 

 ArcGIS Explorerhttps://www.esri.com/software/arcgis/explorer

 

 ArcGIS Earth

 


ArcGIS Earth 1.0: https://www.esri.com/software/arcgis-earth

 

 

 


Google Earth Pro: https://www.google.com/earth/download/gep/agree.html

O Google Earth Pro requer uma chave de licença. Se você não possui uma chave, use seu endereço de e-mail e a chave GEPFREE para fazer login.

 

 


 

Editores:

São aplicativos que permitem ao usuário modificar os arquivos shapefiles adquiridos no site do SIEG, alterando a geometria das formas, acrescentando ou deletando dados ou ainda criando novos arquivos. Requerem do usuário um conhecimento mais aprofundado de geoprocessamento e cartografia. 

 

 

QGIS – https://qgis.org/

QGIS é uma interface amigável de SIG (Sistema de Informação Geográfica) de código aberto (SIG) licenciado sob a GNU General Public License (Licensa Pública Geral). QGIS é um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Ele roda em Linux, Unix, Mac OSX e Windows e suporta muitos formatos de vetores, raster e de banco de dados e várias funcionalidades. Os dados podem ser visualizados, manejados, editados e analisados, além de serem configurados na forma de mapas para serem impressos.

 

 

 

 

SAGA – System for Automated Geoscientific Analyses – https://www.saga-gis.org/en/index.html

É um aplicativo de SIG híbrido, cujo objetivo é fornecer aos geocientistas uma plataforma efetiva que seja ao mesmo tempo de fácil aprendizado. É útil para implementação de métodos geocientíficos que podem ser desenvolvidos a partir do API (Applicatin Programming Interface). A interface gráfica GUI (Graphical User Interface) torna estes métodos acessíveis de forma amigável. Juntos estes dois módulos resultam num rápido crescimento dos métodos, incluí ainda uma biblioteca (Module Libraries) que pode ser intercambiada entre os usuários.

 

 

 

SPRING – Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas – https://www.dpi.inpe.br/spring/

É um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. O SPRING é um projeto do INPE / DPI (Divisão de Processamento de Imagens) com a participação de: – EMBRAPA/CNPTIA – IBM Brasil  – TECGRAF – PETROBRÁS//CENPES . O projeto contou com substancial apoio financeiro do CNPq, através dos programas RHAE e PROTEM/CC (projeto GEOTEC). Tem por objetivos: – Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional.

 TerraView

 


TerraView – https://www.dpi.inpe.br/terraview/index.php

É um aplicativo construído sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib, tendo como principais objetivos:
– Apresentar à comunidade um fácil visualizador de dados geográficos com recursos de consulta a análise destes dados.
– Exemplificar a utilização da biblioteca  TerraLib
O TerraView  manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou geo-relacionais de mercado, incluindo ACCESS, PostgreSQL, MySQL, Oracle, SQLServer e Firebird.

 

 

Existem diversos tipos de softwares além dos citados. Listas mais extensas de softwares gratuitos são disponibilizadas nos seguintes sites:

MMA: Software livre para Geoprocessamento:
https://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/geoprocessamento/item/893-software-livre-para-geoprocessamento

Engenharia Cartográfica da UFRGS > Página Dinâmica para Aprendizado do Sensoriamento Remoto > Softwares de Geoprocessamento Gratuitos:
https://www.ufrgs.br/engcart/PDASR/softwares.html

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo