Planejamento urbano, sustentabilidade e desenvolvimento econômico norteiam ações da Secretaria-Geral de Governo para 2024

O plano de metas para o ano de 2024 do Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), prevê ações com foco nos seguintes eixos temáticos: planejamento urbano, desenvolvimento econômico, mobilidade e sustentabilidade.

Na área de transporte, por exemplo, será realizado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a reforma de 44 terminais rodoviários do transporte intermunicipal. A medida permitirá que empresas privadas apresentem projetos de reforma, ampliação e modernização desses terminais que estão em situação precária e insuficiente para atender a demanda.

O Governo de Goiás prorrogou, nesta quarta-feira (3/1), por mais 60 dias, o prazo para apresentação de estudos de viabilidade técnica do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que visa à realização da concessão dos terminais rodoviários do transporte intermunicipal para empresas da iniciativa privada. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado, o novo prazo se encerra no dia 2 de março de 2024.

Com a preocupação de tornar o transporte público sustentável, o Governo de Goiás investirá em políticas de descarbonização por meio da eletrificação de 15% da frota do transporte da Região Metropolitana de Goiânia, além da evolução de estudos quanto à adoção de células de hidrogênio. A tecnologia é considerada uma das mais limpas e eficientes do mundo e pode ser aplicada tanto nos veículos quanto nas estações e nos terminais.

Na área de planejamento urbano, a conclusão do Plano Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitano de Goiânia (PDUI) será tratada com prioridade, por ser um instrumento de gestão que visa ordenar o crescimento urbano, promover a integração regional e reduzir as desigualdades sociais.


Outra ação importante será o apoio à estruturação do Complexo Logístico de Anápolis, que vai impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, gerando emprego, renda e inovação. Esse complexo vai promover a integração modal da Ferrovia Norte-Sul, do Aeroporto de Cargas, do Porto Seco, do Distrito Agroindustrial e Centro de Convenções.

A elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas do Parque da Serrinha, em Goiânia, também faz parte do cronograma da SGG para 2024. A Área de Preservação Permanente (APP) abriga uma rica biodiversidade e vem sofrendo com a ocupação irregular, o desmatamento, a erosão, o lixo e o esgoto. O plano vai definir as ações de recuperação, conservação e educação ambiental para o parque, um patrimônio natural e cultural da região.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo