Hub Goiás é escolhido polo de inovação da Eletrobras no Centro-Oeste
O Hub Goiás foi escolhido como Polo Innovation Grid da Eletrobras para a região Centro-Oeste. A iniciativa da maior empresa de energia elétrica da América Latina tem o objetivo de conectar a empresa a institutos de pesquisa, startups e empresas de base tecnológica pelo país. A escolha foi pelo primeiro Centro de Excelência público em Empreendedorismo Inovador da região para fomentar conexões com parceiros, soluções dos ecossistemas e desenvolvimento de soluções tecnológicas e talentos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21/11).
Para o início da operação, serão investidos R$ 200 mil para programas e outras iniciativas a fim de desenvolver startups e novos negócios no estado, com possíveis novos investimentos depois. Polos deste tipo já foram inaugurados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, criando uma plataforma de conexão entre a Eletrobras e os ecossistemas de inovação do Brasil.
“É um reconhecimento ao trabalho que temos feito no estado. O Hub Goiás entrou em operação há pouco mais de um ano e, por meio dele, lançamos sete programas, que já resultaram no apoio a mais de 120 startups com soluções que impactam diretamente a vida das pessoas. Isso mostra que Goiás está se consolidando como o estado da inovação no país e a escolha da Eletrobras coroa esse movimento”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Novos modelos
Com o estabelecimento do Polo no Centro-Oeste, a Eletrobras visa gerar e alavancar novos modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade e ao meio ambiente.
“Goiás tem o maior potencial do Brasil em gerar energia limpa. Já estamos avançados para fazer a transição energética, que é uma demanda mundial, e essa parceria da Eletrobras com o estado de Goiás torna ainda mais relevantes todas as ações que temos em andamento”, relata o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Segundo o gerente executivo de inovação da Eletrobras, Pedro Brito, o Polo Innovation Grid tem a intenção de se aproximar dos ecossistemas de inovação das regiões do país.
“Buscamos atrair startups, universidades e empresas de bases tecnológicas para solucionar desafios da Eletrobras. Precisamos estar perto do ecossistema e, no Centro-Oeste, a escolha por Goiás era natural. As análises que fizemos apontaram o estado como adequado para o polo, e o Hub Goiás é maduro para isso. Vamos nos conectar com os outros estados da região a partir daqui.”
Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), o Hub Goiás é gerido e operado pelo Porto Digital, empresa responsável por um dos maiores distritos de inovação da América Latina, em Recife, e um dos principais ambientes de inovação do Brasil.
“Temos agido como o fomentador de novos negócios com base em tecnologia. Com essa parceria com a Eletrobras, vamos ampliar isso a fim de desenvolver novas tecnologias em desenvolvimento sustentável e inteligência artificial”, explica o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.