Governo de Goiás passará a divulgar PIB Goiano do Agronegócio

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB), órgão jurisdicionado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), e a Fundação João Pinheiro (FJP), do Estado de Minas Gerais, realizaram uma reunião para debater as possibilidades de fomento à pesquisa para calcular o PIB Goiano do Agronegócio. O encontro virtual aconteceu no dia 25 de maio e reuniu a direção do IMB e pesquisadores da FJP. 

A iniciativa visa celebrar um termo de cooperação técnica entre as instituições de pesquisa, de Goiás e Minas Gerais, para o desenvolvimento de um plano de trabalho que irá ampliar e fortalecer os canais de participação social e o aprimoramento da gestão pública. 

A divulgação do PIB Goiano do Agronegócio será feita anualmente. Serão pesquisados todos os segmentos do agronegócio, como pecuária, indústria (de base agrícola ou pecuária), serviços (transporte, comércio e demais serviços) e insumos. 

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, celebra a parceria entre as instituições. "É com grande satisfação que celebramos essa importante cooperação. O agronegócio é um dos principais setores produtivos do Estado, e poder divulgar, de forma inédita, o PIB Goiano do Agro possibilitará a formulação de políticas públicas, atração de investimentos e o planejamento estratégico no intuito de promover ainda mais o desenvolvimento do setor", salienta. 

Cooperação

A parceria prevê a disponibilização de capacitação técnica por parte da FJP para os técnicos do IMB, além da partilha de materiais técnicos, dados e métodos importantes para a produção, de forma inédita no Estado, do indicador que é de grande relevância para Goiás, em razão da grande expressividade do agronegócio na economia goiana. A expectativa é de que o PIB Goiano do Agronegócio seja divulgado no início de 2024.

"O setor do agronegócio possui uma importância significativa para a economia goiana, e ao compartilharmos da expertise e do notório conhecimento da Fundação João Pinheiro, atestado por meio de seus projetos que possuem destaque nacional, poderemos ampliar a qualidade da nossa pesquisa, acelerando a geração de conhecimento para divulgar de forma inédita esse importante indicador para o Estado", destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo