Governo de Goiás participa de retomada de atividades do Fórum Energético
Encontro realizado na Assembleia Legislativa de Goiás reuniu mais de 20 instituições. Pautas de interesse da sociedade e agenda de reuniões do Fórum Energético foram discutidas na primeira reunião de 2023
Na manhã desta terça-feira (26), as atividades do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás (Fórum Energético) foram retomadas. A Secretaria Geral de Governo (SGG) representou o Governo de Goiás, com a presença do subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, Renato Rodrigues de Lyra, na reunião realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“A SGG tem uma participação importante no Fórum Energético tanto no apoio às entidades participantes, quanto ajudando na elaboração de políticas públicas para desenvolver e retirar os gargalos que existem hoje no setor energético de Goiás”, explica Lyra.
Ao todo, 21 instituições – governamentais, representativas ou de ensino e pesquisa – compareceram à reunião, que foi fechada ao público. Cada representante se apresentou, explicou o trabalho desenvolvido e o interesse no debate do setor energético.
Para o subsecretário, Renato Lyra, a ideia do Fórum é atender a sociedade. “O objetivo é promover uma discussão com a sociedade para que a gente possa aprimorar a geração, transmissão e distribuição de energia em Goiás”, afirma.
O coordenador do Fórum Energético e presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego, deputado Lineu Olímpio, organizou a retomada das atividades. Além da apresentação de cada entidade presente, também foram levantadas pautas relevantes pra a sociedade e foi definida a agenda de reuniões do biênio 2023/2024.
Fórum Energético do Estado de Goiás
O Fórum Energético foi criado em 11 de junho de 2015 para propor debates e discussões acerca do setor de energia no Estado de Goiás; encaminhar propostas e outras soluções às autoridades competentes para melhorar, aperfeiçoar, ampliar e fomentar as idades e os projetos relacionados ao tema; promover simpósios, seminários e encontros com o objetivo de proporcionar reflexões e apresentar viabilidades técnicas sobre questões do setor energético.