Governo lança o Programa PMO Goiás

Fotos Edinan Ferreira

O governador Ronaldo Caiado lançou nesta segunda-feira (15/05) o Programa PMO Goiás, que vai implantar Escritórios de Projetos (PMO Setoriais) em 11 secretarias de Estado, sob a governança da Secretaria-Geral de Governo (SGG). O evento, que marca a abertura dos trabalhos, contou com a presença de titulares das secretarias escolhidas para esta primeira fase, acompanhados das chefias dos escritórios.

Com o foco em fornecer a estrutura técnica e metodológica para apoio às áreas finalísticas, o Escritório de Gerenciamento de Projetos Central (PMO Central) irá disponibilizar ferramentas, procedimentos e orientações para que a visão estratégica de Governo possa ser desdobrada nos projetos empreendidos pelos órgãos. O objetivo geral do Escritório é promover o aprimoramento da governança e gestão dos projetos no Governo, desde a seleção e priorização das iniciativas até o desenvolvimento e entrega final.

Para o governador Ronaldo Caiado, a iniciativa vai conferir maior celeridade e transparência na forma como os projetos são executados, e na aplicação do uso da verba pública. “Minha maior preocupação sempre foi dar aos meus auxiliares a tranquilidade para trabalharem dentro de uma metodologia que os permitisse acompanhar constantemente os projetos vinculados às suas secretarias. A todos os escritórios determino a transparência no repasse das informações solicitadas. Temos que encontrar soluções eficientes para executarmos as ações em um curto espaço de tempo que temos”, conclamou o chefe do Executivo estadual.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que desde o início do primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado, tem sido realizado o trabalho de estruturação da gestão de projetos governamentais, sob a governança da SGG. A instalação dos escritórios dentro das secretarias representa o estabelecimento de uma rede capilarizada de gestores setoriais, que passam a integrar o monitoramento que já vem sendo feito via Secretaria-Geral de Governo.

“Esse é mais um passo que estamos dando rumo à profissionalização dos projetos executados dentro do Estado. Ao adotarmos a metodologia PMO para a gestão pública, vamos conferir um upgrade patronizado na gestão de importantes ações de Governo, permitindo às secretarias agilizar suas entregas à população”, esclarece o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Gestão estratégica

Para dar início ao Programa PMO Goiás foram escolhidas 11 secretarias e órgãos que concentram um volume considerável de projetos prioritários como: Secretaria de Educação (Seduc), da Saúde (SES), de Infraestrutura (Seinfra), dentre outras. Nesta fase de implantação dos escritórios estão envolvidos mais de 60 servidores, que juntos vão adotar a nova metodologia de gestão em mais de três mil projetos, neste primeiro momento. O objetivo do Programa PMO Goiás é chegar à totalidade dos órgãos públicos até 2024.

Cabe à SGG coordenar o escritório central de Gestão de Projetos, munindo os escritórios setoriais de estruturação técnica e metodológica para a sua plena operação. Ao oferecer os requisitos para o gerenciamento de projetos que devem ser aplicados pelos escritórios setoriais, a SGG estará promovendo o aprimoramento da governança desses projetos, desde a seleção, priorização das iniciativas, até a sua entrega final.

O subsecretário de Governança da SGG, Leonardo Saad, agradeceu ao apoio e engajamento de todas as secretarias envolvidas. “Estamos dando esse novo passo juntos, focados em tratar com eficiência e eficácia a gestão pública”, conclamou Saad.

O superintendente de Escritório de Projetos, Marsal Melo, explicou que na etapa prévia à instalação dos escritórios setoriais foi trabalhada a priorização dos projetos governamentais. “Iniciamos hoje a segunda etapa, onde por meio da padronização vamos oferecer uma governança metodológica para os projetos, com vistas a termos mais agilidade nas entregas voltadas aos cidadãos”, explicou o superintendente.

O objetivo final deste trabalho é alcançar benefícios com a diminuição das falhas em projetos, transparência das informações e a otimização dos recursos públicos aplicados por meio da gestão de entregas, prazos, custos e o tratamento de riscos. A expectativa é que o Programa PMO Goiás possa aprimorar o gerenciamento de projetos no Governo de Goiás, contribuindo para uma entrega de melhores serviços de forma ágil e integrada aos cidadãos.

Arcabouço legal

Instituídos pelo Decreto nº 10.251 de 14/04/23, os Escritórios de Projetos (PMO Governamental e PMO Setorial) fazem parte da rede componente do Sistema de Gestão Estadual – SIGES.

Secretarias participantes

Secretaria-Geral de Governo (SGG); Secretaria de Administração (Sead); Secretaria de Cultura (Secult); Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria de Educação (Seduc); Secretaria de Saúde (SES); Secretaria da Retomada (SER) e Detran.  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo