Governador discute práticas de boa gestão com líderes do Programa Juntos

O governador Ronaldo Caiado se reuniu na tarde da última quinta-feira, dia 31, com parte de sua equipe de secretários e com líderes da governança nacional do Programa Juntos, uma plataforma voltada para a promoção de melhorias na gestão pública. Na pauta desta que foi a primeira reunião de trabalho do grupo em Goiás estavam temas como boas práticas de gestão fiscal, de qualidade no atendimento à população e de otimização dos recursos públicos.

O Programa Juntos é uma das frentes de trabalho da organização Comunitas, que atuou em parceria com o governador Ronaldo Caiado durante o período de transição de governo, com duração de aproximadamente três meses. Hoje, a organização atua por meio de uma coalizão entre agentes públicos e líderes empresariais para fomentar ações conjuntas de desenvolvimento sustentável na administração pública estadual durante os quatro anos de mandato.

Ao falar sobre a atuação da Comunitas, o governador agradeceu o empenho dos técnicos em apontar caminhos, frente ao colapso fiscal do Estado e garantiu que as dificuldades serão sanadas com o trabalho sério e dedicado de toda sua equipe de governo. “Vocês podem ter certeza que Goiás será referência nacional. Vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, afirmou.

O ajuste fiscal é apontado pelo Programa Juntos como o primeiro passo para o salto de qualidade do serviço público. A máxima tem sido adotada em Goiás. A secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, presente no encontro, fez uma breve explanação sobre como tem sido o ajuste fiscal do governo e apontou quais serão os desafios nos próximos meses. A avaliação é de que, com as contas públicas estabilizadas, pode-se levar a uma atenção para as áreas de maior demanda da população, como saúde, educação e segurança pública.

No encontro, foram apresentados ainda dados da Saúde e Segurança Pública, bem como ações implementadas até agora para atacar os principais pontos críticos das pastas. O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, garantiu que busca minimizar os problemas herdados pela administração anterior, como a falta de recursos para os hospitais. Já o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, mostrou como meta atuar firmemente no controle do sistema prisional para combater a violência em Goiás.

Comunitas – A relação de apoio da Comunitas em Goiás está dentro da lógica de coalizão; de compartilhamento e troca de experiências, e de fomento à formação de lideranças, como parte da base de atuação do Programa Juntos. A organização deixa à disposição do governo uma série de conteúdos técnicos sobre experiências bem sucedidas em diversas localidades do País.

O programa deve ocorrer até a finalização do Plano de Metas, que será divulgado no 100º dia da gestão. Ele irá contribuir com a identificação de medidas legislativas com o objetivo de viabilizar o plano de governo, a definição de projetos estruturantes, o plano de metas e gestão e a definição do processo de recrutamento de gestores públicos com base no mérito.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Por meio do envolvimento de diversos atores, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável por meio da parceria de líderes empresariais, engajados nas várias frentes de atuação da Comunitas.

Entre as frentes, está o Programa Juntos, uma coalização de líderes empresariais que tem o objetivo de promover melhorias na gestão pública e, assim, na vida da população. O Juntos atua com propósitos de longo prazo e numa perspectiva de projeto de Estado.

O Programa Juntos tem alcance nacional e, hoje, apoia as gestões municipais das cidades de Caruaru e Petrolina (PE); Teresina (PI); Salvador (BA); Juiz de Fora (MG); Paraty (RJ); Campinas, Santos e São Paulo (SP): Curitiba (PR); Pelotas e Porto Alegre (RS). Em nível estadual, está presente no Estado do Pará, onde o trabalho de apoio à gestão pública impactou 65 cidades, e, mais recentemente, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Gabinete de Imprensa do governador de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo