Eficiência enérgica é foco de programa lançado pelo Sebrae Goiás

* Fotos: Edinan Ferreira

Para conferir eficiência energética aos pequenos empreendedores, o Sebrae Goiás acaba de lançar o “Projeto de Gestão de Energia”, apresentado em solenidade nesta terça-feira (12/04), no auditório da sua sede em Goiânia. O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, participou do evento representando o governador Ronaldo Caiado, onde também estavam presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim; o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e demais autoridades e empresários.

Em seu discurso, o secretário-geral evidenciou a posição privilegiada do Estado em nível mundial para captação da energia fotovoltaica. Ele informou que o Governo de Goiás tem buscado avançar em projetos que permitam ampliar esse tipo de geração de energia, seja estruturando melhor os mecanismos legais, as autorizações de licenças ambientais e até mostrando-se aberto para estudar benefícios que possam facilitar esse tipo de investimento.

“Montamos inclusive um grupo de trabalho com integrantes da Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar – para alavancarmos estratégias que permitam a ampliação da geração de energia fotovoltaica no Estado. Estamos empenhados em modernizar Goiás em várias frentes, e a questão energética passa por esse processo”, afirmou Rocha Lima.

O titular da Governadoria também aproveitou para elencar alguns projetos em andamento que mostram esse perfil sustentável da atual gestão. Um deles, trata-se da implantação de um biodigestor nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), onde o processamento do resíduo orgânico produzido no local vai resultar em biogás para alimentar os caminhões que abastecem o entreposto; e ainda gerar um subproduto que pode ser utilizado como fertilizante.

Ele também mencionou sobre a licitação para aluguél de 114 ônibus elétricos que vão atender ao eixo Anhanguera, em um processo de eletrificação da frota, e substituição por ônibus não poluentes, e energeticamente mais eficientes. “Vamos começar pelo eixo Anhanguera, mas pretendemos expandir esse conceito para as demais companhias de transporte coletivo”, declarou.

Para encerar, o secretário se colocou aberto à discussão de medidas que propiciem a eficiência energética em Goiás, citando que os esforços empreendidos até o momento permitiram que Goiás pulasse da décima posição no ranking de energia distribuída em 2019, para a sexta atualmente. “E estamos confiantes que na próxima atuação desse indicador, estejamos ocupando a quinta posição”, finalizou. 

Sobre o programa de eficiência energética do Sebrae 

O Projeto de Gestão da Energia, idealizado pelo Sebrae, vem para ampliar o olhar sobre a utilização racional da energia no sistema produtivo das empresas promovendo a otimização do uso das diversas energias de modo eficiente para se obter o resultado com o melhor desempenho produtivo. Por definição, a eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Pesquisas mostram que os custos com energia afetam as empresas de forma contínua e crescente. Estudo realizado pelo Data Sebrae aponta que para 68% das microempresas os custos com energia elétrica chegam a atingir 10% do orçamento.   

“Estamos revisando tido esse processo para alavancarmos projetos neste sentido. Os pequenos negócios são propulsores do nosso desenvolvimento, tanto no aspecto econômico, quanto social. São a mola mestra em um tempo de desafios globais, que só serão superados com a melhoria da produtividade e competitividade”, declarou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Lima Neto.

Confira como foi o evento aqui.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo