Começam reuniões de alinhamento dos Escritórios de Projetos Governamentais
A modernização da gestão pública goiana deu um significativo passo na manhã desta segunda-feira (22/05). Sob a coordenação da Secretaria-Geral de Governo (SGG), mais precisamente da Superintendência de Escritórios de Projetos, teve início uma série de 12 encontros envolvendo os chefes de escritórios de projetos setoriais, que vão executar a metodologia PMO na gestão de projetos governamentais.
A adoção da metodologia internacionalmente reconhecida na gestão pública é uma iniciativa do Governo de Goiás, que selecionou 11 secretarias para iniciar a sua implantação em projetos considerados prioritários para o executivo goiano. No último dia 15, solenidade conduzida pelo governador Ronaldo Caiado marcou o início dos trabalhos (kickoff) que visam conferir mais assertividade, transparência e melhor gestão dos recursos públicos aplicados às ações governamentais.
“Esse é mais um passo que estamos dando rumo à profissionalização dos projetos executados dentro do Estado. Ao adotarmos a metodologia PMO para a gestão pública, vamos conferir um upgrade patronizado na gestão de importantes ações de Governo, permitindo às secretarias agilizar suas entregas à população”, esclareceu o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, no dia do seu lançamento.
Ativação do PMO Goiás
Nesta segunda-feira, todos os chefes de escritórios setoriais de Projetos participaram de uma manhã de alinhamento de expectativas sobre a operação do PMO em suas secretarias. Conforme explica o superintendente do Escritório de Projetos, Marsal Melo, essa reunião geral é fundamental para que cada chefe setorial entenda quais são os projetos prioritários vinculados às suas secretarias, que serão o foco principal de sua atividade a partir de agora.
“Conseguimos apresentar um levantamento da rede de projetos que são do escopo de cada secretaria e elencar os pontos focais de monitoramento, de captação de recursos, que lidam diretamente com os projetos elencados em suas respectivas secretarias, como forma de muni-los de um mapeamento importante para conduzir suas atuações”, explica Melo.
Esse levantamento inicial do portfólio de projetos a serem monitorados pela metodologia PMO é o passo inicial para garantir a sua aplicabilidade. O superintendente e sua equipe puderam apresentar as novas regulamentações geradas a partir do Decreto que instituiu os Escritórios de Projeto na administração pública, e explicar melhor sobre a responsabilidade dos escritórios Centrais e os setoriais.
O próximo passo será realizar reuniões individuais em cada uma das 11 secretarias, necessário para a instauração do comitê de gestão de projetos, envolvendo todos os atores diretamente ligados a esse trabalho de gestão.
Sobre o PMO Goiás
Para dar início ao Programa PMO Goiás foram escolhidas 11 secretarias e órgãos que concentram um volume considerável de projetos prioritários como: Secretaria de Educação (Seduc), da Saúde (SES), de Infraestrutura (Seinfra), dentre outras. Nesta fase de implantação dos escritórios estão envolvidos mais de 60 servidores, que juntos vão adotar a nova metodologia de gestão em mais de três mil projetos, neste primeiro momento. O objetivo do Programa PMO Goiás é chegar à totalidade dos órgãos públicos até 2024.
O objetivo principal deste trabalho é alcançar benefícios com a diminuição das falhas em projetos, transparência das informações e a otimização dos recursos públicos aplicados por meio da gestão de entregas, prazos, custos e o tratamento de riscos. A expectativa é que o Programa PMO Goiás possa aprimorar o gerenciamento de projetos no Governo de Goiás, contribuindo para uma entrega de melhores serviços de forma ágil e integrada aos cidadãos.