Conselho do Fundeinfra aprova aproximadamente R$170 milhões em obras rodoviárias

Fotos Fagner Pinho

Durante a terceira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), realizada nesta segunda-feira (26/06), foram aprovados aproximadamente de R$170 milhões para custearem três propostas estruturantes de rodovias goianas, importantes para o escoamento de minérios e da agropecuária goiana. A decisão foi tomada por unanimidade pelos integrantes do Conselho, que é formado por representantes do setor produtivo e do Governo de Goiás.

“Conseguimos contemplar rodovias que precisam de restauração para garantir a segurança viária para o tráfego de veículos pesados, dedicados ao escoamento da produção goiana. São rodovias que beneficiam regiões ricas na produção e que merecem um olhar mais atento do poder público”, ressaltou o secretário-geral de Governo e integrante do conselho, Adriano da Rocha Lima.

Obras aprovadas

Para melhorar o tráfego na região fortemente marcada pela presença de usinas de açúcar e álcool, e escoamento de minérios, foi aprovada a restauração de 42,2 quilômetros da GO-080, no trecho que liga Barro Alto a Goianésia. A obra está orçada em R$81.399.159,36 milhões, com prazo de execução previsto para 18 meses. Vale ressaltar que Barro Alto ocupa a 5ª posição dentre os municípios goianos em exportação de metal para a indústria de transformação, segundo estudos do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (IMB).

A segunda proposta aprovada foi a restauração de 43 quilômetros da GO-040, interligando Bom Jesus a São Domingos, distrito de Goiatuba, orçada em R$44,4 milhões, com prazo de 18 meses de execução. Trata-se de uma importante rota de escoamento de produtos e insumos gerados na região. A obra é necessária para viabilizar o fluxo de veículos pesados e restabelecer o acesso aos municípios envolvidos. A região concentra o setor agroindustrial responsável por 1,3% da economia goiana, sendo que Goiatuba é o 9º município no ranking estadual do setor agropecuário.

Rota utilizada para escoar mais de um milhão de toneladas de grãos, a pavimentação de 35 quilômetros da GO-319, entre Castelândia e Denislópolis (distrito de Quirinópolis), foi a terceira proposta aprovada pelo Conselho. Orçada em R$66.5 milhões, sua execução está prevista para ser realizada em 24 meses. O trecho ainda interliga duas importantes malhas viárias – GO-206 e a BR-452, responsável por conectar o Sul do estado com o Sudeste do país. O trecho encontra-se em uma região importante para o turismo goiano, ao dar acesso ao lago de São Simão.

Análise de projetos executivos

A reunião também se dedicou a analisar propostas para estudo de viabilidade e projetos das rodovias, necessários para embasar a execução das obras, aprovando os seguintes:

– Pavimentação de 65 quilômetros da GO-341, entre o trevo da GO-465 até a BR-158;

– Pavimentação de 46 quilômetros da GO-220, entre o trevo da 40 até Perolândia;

– Pavimentação de 33 quilômetros da GO-194, do trevo do rio Matrinchã até Ponte Branca, na ligação de Doverlândia/Portelândia);

– Pavimentação de 53 quilômetros da GO-461, entre o trevo do rio Matrinchã até GO-221, na ligação de Doverlândia e Portelândia, de Mineiros à divisa com MT);

– Pavimentação de 25 quilômetros da GO-050, entre Palmeiras de Goiás e Palminópolis;

– Duplicação de 8 quilômetros da GO-174, no trevo da GO-210, sentido BR-060.

Deliberações anteriores

Em maio, o Conselho já autorizou a destinação de R$ 218,3 milhões para as três primeiras obras do fundo, todas atendem a trechos estratégicos para o escoamento da produção agropecuária e já estão com os projetos executivos de engenharia elaborados. A programação mais avançada é a da pavimentação da GO-309, entre Cristalina e a divisa de Goiás com Minas Gerais. A licitação está sendo concluída pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com previsão de começarem os trabalhos nos próximos meses.

As outras duas obras definidas – duplicação da GO-174, de Rio Verde ao anel viário, e pavimentação da GO-401, do entroncamento com a GO-174, sentido Quirinópolis – estão na fase que antecede a publicação dos editais de contratação dos serviços. Os projetos executivos estão em análise pela equipe técnica da Goinfra.

Integrantes do Fundeinfra

O Conselho Gestor é o órgão paritário responsável pela definição e monitoramento das obras do fundo. Pelo setor produtivo participam: Ailton José Vilela (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg), Joel Ragagni (Associação dos Produtores de Soja e Milho – Aprosoja), Luís Alberto Pereira (OCB Goiás) e Edwal Freitas Portilho (Associação Pró-Desenvolvimento – Adial).

Completam o conselho quatro membros do Estado, representados pelos titulares da Secretaria-Geral do Governo (SGG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Goinfra. Na presidência do órgão está o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.

Governo na palma da mão

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