Governo de Goiás e Ministério da Infraestrutura lançam em Anápolis primeiro Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária da América Latina
Importante passo para consolidação de Anápolis como o principal polo logístico e tecnológico do país foi dado nesta quinta-feira (15/07), com a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo de Goiás e o Ministério da Infraestrutura para a instalação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), na cidade de Anápolis. Uma iniciativa inédita em toda a América Latina, visto que até o presente momento essa porção continental não detinha um ambiente específico para a elaboração de pesquisas e implementação de inovações no modal ferroviário.
Por iniciativa do governador Ronaldo Caiado, e interlocução da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), foi possível estabelecer essa parceria junto ao Governo Federal para a sua concretização. Em tese, caberá ao Governo de Goiás oferecer o espaço dentro do Centro de Convenções de Anápolis para o seu funcionamento; e ao Ministério da Infraestrutura destinar os recursos via fundo das concessionárias de ferrovias, para a sua manutenção. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 60 bilhões pelos próximos dez anos.
Para o governador Ronaldo Caiado a assinatura do termo teve um caráter histórico. Em seu discurso, ele evidenciou a importância da ferrovia para interligar Goiás a importantes portos nacionais como o de Itaqui e o de Santos. “Essa assinatura hoje permite que Anápolis se torne o único lugar na América Latina a pensar estrategicamente os avanços necessários ao sistema ferroviário”, declarou.
Ele ainda declarou que outros Estados da federação reivindicaram sediar esse formato de centro de inovação mas, por determinação do Governo Federal, Goiás foi contemplado com obras de tamanha relevância. “Além dos avanços no sistema ferroviário promovidos como as recentes operações das ferrovias que cortam Goiás e da assinatura deste termo, ainda teremos o maior centro empresarial e de operações dos Correios instalado em Anápolis”, celebrou.
O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas fez uma retrospectiva histórica sobre o período de defasagem e sucateamento pelo qual o sistema ferroviário passou nas últimas décadas, para reforçar que no atual governo a ordem foi a de resgate das ferrovias, conferindo ao modal a sua devida importância.
“Neste governo houve a determinação de recuperar a malha ferroviária. Com isso, fizemos o leilão da ferrovia Norte Sul em tempo recorde, e em abril começamos a operar o trecho de Rio Verde. Falta muito pouco para chegarmos a Anápolis e ligarmos o porto de Itagui ao porto de Santos. Com o lançamento desse centro de excelência, vamos permitir que a pesquisa e a inovação sejam revertidas para essas vias que estão tomando forma”, avaliou.
O secretário-chefe da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, pontuou que o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária contará com a expertise de pesquisadores ligados à Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
“Com a participação das universidades teremos condições não só de fazer as pesquisas necessárias para a eficiência deste modal, mas também de formarmos profissionais que serão demandados em todo o país. Precisamos ter essa mão de obra qualificada para estarmos um passo a frente. Isso é mais uma etapa de consolidação de todas as iniciativas tecnológicas e de inovação que estão sendo feitas aqui em Goiás por esta gestão”, enalteceu.
As universidades vão contribuir para a formação e capacitação técnica e científica dos operadores do CETF, por meio da qualificação dos profissionais que ocuparão as vagas abertas com a inauguração. Elas também terão espaço para conduzir pesquisas desenvolvidas sobre o setor ferroviário, e demandadas por todas as concessionárias distribuídas pelo país.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, comentou sobre as outras iniciativas que estão sendo criadas pelo Governo de Goiás para permitir a capacitação do cidadão, como as Escolas do Futuro, focadas no ensino de novas tecnologias. Ele também comentou sobre a recente reestruturação da UEG, que levou ao seu fortalecimento, definição de prioridades e o seu vínculo direto com o centro de tecnologia ferroviária. “Aqui está acontecendo uma verdadeira transformação de Goiás. Estamos empenhados em formar pessoas para pensarem além e fazerem a diferença”, comentou.
Para o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, o anúncio do novo centro veio para contemplar a cidade mais industrial do estado com mais um avanço. “Temos aqui um povo corajoso, esse é o nosso grande diferencial”, conclamou ao recordar que em 12 dias a cidade completará 114 anos.
O senador Luis do Carmo parabenizou o governador Ronaldo Caiado pela forma como tem conseguido conduzir o Estado mesmo diante da situação de dificuldades encontradas no início do seu mandato. Representando a bancada federal, o deputado Vitor Hugo, considerou uma excelente ideia a instalação de um centro de excelência ferroviária em Anápolis.
Reforço logístico
O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, aproveitou a solenidade para declarar a sua satisfação em ver todo o investimento em modernização logística pelo qual Anápolis está passando. Ele declarou que a implantação do Centro de Excelência Ferroviária está alinhada aos planos de crescimento da estatal na cidade.
Recentemente, os Correios anunciaram a instalação de uma agência empresarial no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), com previsão para inauguração em setembro próximo. “Esse é o primeiro passo de um projeto de quatro etapas, onde vamos destinar nossos centros de distribuição e terminal de cargas de Brasília para operarem diretamente daqui”, declarou.
Ele mencionou que a capacidade intermodal de Anápolis é um dos seus grandes atrativos e que assim que o Aeroporto de Cargas entrar em operação, os planos são de criar um centro internacional de distribuição dos Correios na cidade, similiar ao que já existe em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Pretendemos fazer aqui um hub para desenvolver a capacidade sulamericana de Anápolis”, afirmou.
Sobre o Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária
A unidade de excelência será instalada no Centro de Convenções de Anápolis, com previsão de início das operações no segundo semestre deste ano. O local foi edificado às margens da BR-060, e está localizado próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e à ferrovia Norte-Sul.
Iniciativa semelhante a essa só encontra similaridade na cidade de Memphis, nos EUA, considerada o principal hub logístico da América do Norte. O centro já nasce como referência no desenvolvimento tecnológico ferroviário.
O espaço será uma unidade de testes acelerados e de padronização de tecnologia ferroviária, com o desenvolvimento de pesquisas e a realização de treinamentos. No local, projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários serão concebidos, prototipados e testados.