Governo de Goiás lança Operação Natal Seguro no Transporte Público
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), lançou nesta quinta-feira (5/12), a Operação Natal Seguro no Transporte Público. O evento ocorreu no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico. A ação é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
A Operação Natal Seguro no Transporte Público tem o objetivo de intensificar o policiamento no interior e nas proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), em Goiânia. O efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% neste mês de dezembro para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo. A intenção não é só reprimir, mas também agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade.
Durante o evento, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirmou que a segurança pública é uma “vitrine” e referência no Estado de Goiás e destacou os investimentos contínuos em inteligência e tecnologia para qualificar o trabalho das forças de segurança. “Em todas as áreas, nós tivemos uma queda vertiginosa dos índices de criminalidade nos últimos anos. Isso foi através de muito investimento em inteligência e tecnologia, que é uma marca da gestão de Ronaldo Caiado”, diz.
O comandante do Batalhão de Terminal, tenente-coronel Johnathan Tarley Rodrigues, afirma que a sensação de segurança será maior durante todo esse mês, com a realização de uma série de operações no transporte coletivo, que visam à prevenção de crimes. “Os usuários poderão usar os terminais com segurança e tranquilidade. Essas operações que estamos realizando resultaram em indicadores de redução de quase 70% de crimes”, declara.
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Pedro Henrique Batista, destacou que o reforço no efetivo foi possível graças a um aporte de recursos no Batalhão de Terminal e que assim os usuários da estrutura do transporte se sentirão mais seguros. “A população vai perceber o aumento do efetivo, com os policiais presentes nas plataformas de embarque e nos terminais, prontos para agir”, comenta.
Adriano destacou a reestruturação do transporte coletivo com investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026, provenientes do subsídio mantido pelo Governo de Goiás e prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade. “Isso nos permitiu fazer uma transformação profunda, com a substituição da frota por ônibus novos e todos climatizados. Também vamos ampliar a frota em cerca de 30% para dar mais conforto ao cidadão e evitar que tenhamos ônibus superlotados nos horários de pico e longas esperas em horários de baixa demanda. Estamos tomando como referência os melhores transportes coletivos do mundo como um todo, porque no Brasil Goiás já é referência”, pontua.
Investimentos em tecnologia como instalação de câmeras de monitoramento nos terminais e estações permitirão maior segurança no transporte coletivo. Atualmente, a PM prende, em média, cerca de 20 foragidos da justiça por mês, mediante abordagens de rotina. Com a tecnologia, será possível uma maior eficiência e o reconhecimento imediato dos criminosos.
Redução da criminalidade no transporte coletivo
Goiânia é a única capital do País que conta com um batalhão especializado para garantir a segurança nos terminais do transporte e a tropa alcançou resultados significativos, com uma queda de 67% no número de furtos e 57% no quantitativo de roubos registrados ao longo deste ano em comparação a 2023.
O evento contou com a presença de mais de 100 policiais e diversas viaturas de diversas tropas, incluindo batalhões especializados como as Rotam, Giro, Bope, entre outras.
Segurança
Diariamente, mais de 500 mil pessoas embarcam e desembarcam nos veículos do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana. O Governo de Goiás está comprometido em oferecer segurança aos usuários do transporte coletivo. Além do reforço no policiamento, os passageiros podem contar com 1173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, todas interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública.
Além disso, outra preocupação é com a segurança das mulheres, que podem acionar o aplicativo Mulher Segura para fazer denúncias caso sejam vítimas de crimes, como por exemplo o assédio sexual, dentro dos terminais ou no trajeto percorrido pelos ônibus.