Governo de Goiás avança na geração de energia limpa e renovável através de autorização prévia do Complexo Fotovoltaico Barro Alto
O Governo de Goiás concedeu autorização prévia para o Complexo Fotovoltaico Barro Alto, na zona rural do município Vila Propício. A emissão da autorização contou com o suporte da Secretaria-Geral de Governo, em atuação com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O empreendimento possui um investimento de mais de R$1.3 bilhão, com previsão de entrega ainda em 2024. A obra ocupará uma área de mais de 500 hectares e viabilizará 1.100 empregos, diretos e indiretos nas fases de obra e operação, na região do interior do Estado.
A instalação do complexo fotovoltaico na zona rural do município Vila Propício, ocupará uma área próxima da cidade Barro Alto, situada na região do Vale do São Patrício.
“Goiás possui condições climáticas extremamente favoráveis para a geração de energia solar, com altos níveis de irradiação solar ao longo do ano e com topografia predominantemente plana”, explica a superintendente de energia do Estado, Glaucilene Carvalho. Hoje o Estado ocupa a 7ª posição no ranking nacional, ultrapassando a marca de 1,3 GW de capacidade instalada em energia solar, em geração distribuída.
Após a finalização da obra, o complexo fotovoltaico terá uma potência instalada de 450MWp. A energia gerada atenderá parte dos empreendimentos da Newave Energia, empresa dedicada em fornecer energia renovável aos seus clientes, e terá o restante de energia comercializado no Mercado Livre.
Incentivo à energia renovável
O Governo de Goiás tem investido em políticas de incentivo à energia solar, bem como em projetos de geração dessa energia renovável, como no Programa de Eficiência Energética. Oficializado em março, um dos projetos previsto no programa é a compensação de energia elétrica para as unidades consumidoras (UCs) do Poder Público Estadual do Grupo B, por meio da instalação de usinas solares.