Primeiro ônibus elétrico entra em operação até 8 de março no Eixo Anhanguera
O primeiro ônibus elétrico que chegou neste mês em Goiânia entrará em operação até o dia 8 de março para atender os usuários do Eixo Anhanguera, que corta Goiânia de leste a oeste, e atende diariamente mais de 150 mil pessoas.
Trata-se de um veículo de Modelo Super Padron, biarticulado, com 23 metros de comprimento, climatizado e com conectividade (sinal wi-fi). O ônibus tem autonomia de 200 quilômetros.
A eletrificação da frota é um dos pontos previstos no Projeto Nova RMTC, que se propõe à execução de obras para revitalização dos 6 terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de pontos de parada, instalação de câmeras de monitoramento e renovação total da frota, entre outros.
O total de investimentos para a concretização do projeto é de R$1,6 bilhão, sendo R$1,2 bilhão somente para aquisição da nova frota. Ao todo, serão 1170 novos ônibus climatizados até 2026, sendo 150 elétricos. O valor do investimento por parte do setor público será de, aproximadamente, R$ 400 milhões, valor este a ser pago por meio do subsídio do transporte, diluídos no novo contrato, ao longo dos anos, sem mudança na tarifa ao usuário, que permanecerá no valor atual de R$ 4,30.
A compra dos veículos ocorrerá por meio da Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelas quatro empresas privadas que compõem a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e a Metrobus, empresa de economia mista. As garagens da Metrobus serão adaptadas para acomodar a infraestrutura necessária para recarregar os veículos.
Nesta primeira etapa do projeto, que se encerra em julho de 2024, serão 200 novos ônibus, sendo 6 ônibus articulados de 23 metros para o Eixo- Anhanguera e 6 ônibus Super Padron de 15 metros para o BRT Norte-Sul. Já para as linhas alimentadoras serão 122 veículos convencionais, 60 veículos super padron de 15 metros e 6 veículos padron elétricos de 12,7 metros.