SGG conquista Selo Diamante no 5º Prêmio Goiás Mais Transparente
Pela primeira vez, a Secretaria-Geral de Governo (SGG) conquistou o Selo de Qualidade de Transparência Pública nível Diamante durante a entrega do 5º Prêmio Goiás Mais Transparente, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) com base no Ranking de Avaliações da Lei de Acesso à Informação (LAI).
A entrega da premiação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7/12), no Auditório Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia.
O secretário-adjunto da SGG, Leonardo Lopes Saad, representou o secretário-geral, Adriano Rocha Lima, no evento e recebeu o prêmio das mãos do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.
A homenagem representa um reconhecimento às ações desenvolvidas no sentido de cumprimento das metas de compliance e de altos índices de transparência na governança.
Todas as pastas jurisdicionadas à SGG (UEG, CelgPar, Goiás Gás, Metrobus e Goiás Telecom) também alcançaram o selo diamante. A categoria corresponde à obtenção dos maiores índices de transparência no ranking de avaliação – 95% a 100%. Já a classificação ouro se enquadra na margem de 85% a 94% e a prata, entre 75% e 84%.
A cerimônia de entrega do prêmio faz parte da Semana Internacional Contra a Corrupção 2023, promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), órgão responsável pelas diretrizes do Programa de Compliance Público (CPC) e avaliação da transparência na administração direta e indireta.
Para o secretário-adjunto de Governo, Leonardo Lopes Saad, o eixo transparência é um dos pilares fundamentais para a confiança, comunicação e agilidade nas entregas ao cidadão.
“A transparência leva ao cidadão a segurança e a confiança no governo e no servidor público”, afirma.
De acordo com Saad, a conquista do prêmio só foi possível com a participação de todos os servidores numa liderança e foco direcionado pelo governador Ronaldo Caiado.
“Desde 2019, quando assumiu o governo, o governador tem estabelecido uma prática voltada para a ética e pela transparência no governo”, acrescenta.