4ª edição do Etos.IA Provocações discute desafios éticos e as oportunidades da IA na educação

Com foco no debate sobre os desafios éticos, a inovação e o impacto da inteligência artificial e das tecnologias emergentes na educação, a 4ª edição do Etos.IA provocações reuniu especialistas e pesquisadores de renome, nesta terça-feira (3/9), no Auditório Bernardo Élis, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O evento promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, contou com o apoio da Unesco e do Grupo Jaime Câmara, e com o patrocínio da Saneago.

Durante a abertura, o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, enfatizou sobre as mudanças promovidas pela inteligência artificial. “Estamos passando por um momento decisivo na evolução da inteligência artificial. A generativa, atualmente a mais avançada, enfrenta limitações de processamento, mas estamos prestes a dar um grande salto. Essa transformação está mudando as nossas vidas, as relações de trabalho, mudando as profissões existentes, e levantando questões éticas e sociais. E para enfrentar os novos desafios, a educação deve evoluir, para fomentar a criatividade e o questionamento”, pontuou.

“Temos que sair do modelo tradicional de educação, adotando abordagens mais interativas, como por exemplo as utilizadas em pós-graduações mestrados e doutorados, onde já existe essa interação maior entre alunos e professores, e o aluno já possui a capacidade de se desenvolver por conta própria, sendo orientado, não apenas pelos professores, mas também por meio da troca de experiências com outros alunos. Eventos como o Etos são essenciais para discutir essas mudanças e debater sobre soluções eficazes que irão moldar o futuro da educação e da tecnologia”, complementou o secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Os presentes na quarta edição do evento puderam acompanhar três painéis temáticos, que contaram com a participação de renomados professores e pesquisadores. Os participantes, ainda, prestigiaram uma apresentação do quarteto de saxofone do Basileu Brança e também interagiram com os painelistas após a exposição dos temas.

“Inovações que importam: transformando educação com ética”, foi o tema do primeiro debate, que contou com a mediação o professor Anderson Borges e participação dos painelistas professor doutor Vinicius Muller e a professora doutora Lueli Nogueira.

O segundo painel, no formato de uma roda de entrevistas, foi conduzido pelo secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, pela reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, pelo reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel, e pelo subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Raphael Martins. O entrevistado foi o pós-doutor em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Nova York, Rafael Parente.

O tema abordado no terceiro e último painel foi “O impacto da IA, Ética e Tecnologias Emergentes na Educação”, mediado pelo professor doutor Celso Camilo e com a participação dos painelistas Thiago Franco, professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, o CEO e cofundador da Meliva.ai, Vandré Sales, e o pós-doutor em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Nova York, Rafael Parente. O subsecretário de Tecnologia da Informação da SGG, Márcio Cesar Pereira, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, Robert Bonifácio, também foram convidados para o debate.

Cúpula de Ética

A 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial ocorrerá entre os dias 19 e 22 de maio de 2025 no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com a presença de grandes líderes e palestrantes de referência mundial.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo