Técnica da Goiasprev é homenageada no Dia Nacional do Contador

A Gerente de Planejamento e Finanças da Goiás Previdência, Contadora Adriana Jesus Silva Batista, ladeada  pelos colegas, vereador Ubiraci Silva (a direita), e Vice-Presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRCGO e chefe da Casa Civil da Prefeitura de Aparecida de Goiânia,  Einstein Almeida Ferreira Paniago e  pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás-CRCGO, Rangel Francisco Pinto (a esquerda).

A Gerente de Planejamento e Finanças da Goiás Previdência, Contadora Adriana Jesus Silva Batista, foi homenageada, na última segunda-feira (24/09), na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, em comemoração ao Dia do Contador, celebrado no dia 22 de setembro.

A homenagem foi uma iniciativa daquela Casa de Leis, através da propositura do vereador Ubiraci Silva Santos (PSDC), também contador, e contou com a parceria do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e do Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e Região Metropolitana, que, em sessão solene, prestigiou 112 profissionais da contabilidade dos setores público e privado, que contribuem para o desenvolvimento sócio econômico do Município e do Estado.

Ao cumprimentar os homenageados, o vereador Ubiraci, afirmou tratar-se de uma justa homenagem, uma vez que o contador faz parte de uma classe trabalhadora, que faz a diferença nos mais variados setores da economia, seja físico, corporativo ou institucional. “Nós que militamos nessa área sabemos das dificuldades que o contador enfrenta diariamente. E é uma honra receber todos vocês aqui hoje”, explanou o vereador.

Por sua vez, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do CRCGO e chefe da Casa Civil da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Contador Einstein Almeida Ferreira Paniago, também reconheceu o papel do contador na luta para garantir maior transparência do sistema econômico. “Além de contribuir para o desenvolvimento do país, os contadores desempenham uma função fundamental na questão da transparência das contas, seja pública ou privada. De tal forma, essa sessão solene é mais do que justa”, destacou Paniago.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás-CRCGO, Rangel Francisco Pinto, iniciou seu discurso lembrando que o Dia Nacional do Contador, é comemorado no dia 22 de setembro em alusão ao  Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, o qual regulamentou e tornou oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis no Brasil, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte. E que,  até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país. Ao dirigir-se aos colegas homenageados, Rangel evidenciou que a contabilidade vem passando por crescentes mudanças no panorama nacional, levando os profissionais do setor a assumirem novos papéis dentro da economia do Brasil. “Programas como a Lei de Transparência e o e-Social, são exemplos da necessidade de se abrir um leque de especialistas contábeis. “Auditores, peritos, professores, consultores, gestores, são alguns especialistas que hoje fazem parte dos quase 28 mil inscritos no CRC de Goiás. Isso é o maior exemplo de que grandes mudanças já aconteceram na contabilidade de gestão como consequência da crise econômica nos setores públicos e privados do país.

Para Adriana Jesus, foi uma honra receber a homenagem: “Ser lembrada num universo de 28 mil profissionais inscritos em Goiás, é muito gratificante. Mais ainda, por exercer a função de gerente de uma instituição pública, de referência nacional, como a Goiás Previdência. Função essa, que exige atualização constante da matéria para execução do planejamento financeiro das contas públicas”. Adriana afirma, também, que os profissionais do setor, não podem ser apenas receptores de informações, pois o contexto exige que sejam instrumentos de transformação com vistas a uma gestão pública eficiente e transparente conforme as leis vigentes no país. “Esse é o papel do compliance, um novo perfil do contador que comunga com as leis anticorrupção e que agrega procedimentos em favor da integridade das instituições”, finaliza a Gerente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo