SERVIDORES DA GOIASPREV PARTICIPAM DO 2º ENCONTRO GERAL DE GERENTES DO GOVERNO ESTADUAL


Os Gerentes da  Goiás Previdência participaram nos dias 26 e 27 de junho do 2º Encontro Geral de Gerentes, realizado no Oliveira’s Place, com a presença de mais de 600 Gerentes da Administração Pública Estadual.

A abertura contou com a presença do vice-governador José Eliton, do secretário de Segurança Pública, Joaquim Cláudio Mesquita, do coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves, do secretário interino da Fazenda, Glaucus Moreira Nascimento e Silva, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, e da superintendente da Escola de Governo Henrique Santillo da Segplan, Liliane Moraes Batista de Sá.

Segundo o secretário Vecci, o encontro faz parte do programa de modernização da gestão pública. “Uma das formas de melhorar a gestão pública é profissionalizá-la. Nós já temos o processo da meritocracia, aqui só temos gerentes que estão no cargo por sua capacidade e conhecimento. E um evento como esse só traz mais conhecimento e troca de experiências”, ressaltou. A alta carga tributária, a desigualdade na sua distribuição e os entraves burocráticos foram pontos levantados e criticados pelo secretário Giuseppe Vecci. Segundo ele, o encontro é o momento para se discutir a administração pública com foco nas necessidades dos cidadãos. “A burocracia contamina o serviço público. Temos que ser mais ágeis. Temos que servir melhor a população. Fazer mais com menos”, resumiu.

O vice-governador, José Eliton, elogiou o processo de Meritocracia implantado em Goiás, por meio da Segplan. “A meritocracia é um processo sem volta. É um modelo para outros Estados”, afirmou.  A importância do papel dos gerentes na Administração Pública Estadual foi ressaltado por José Eliton. “Os senhores e senhoras são responsáveis por concretizar os projetos idealizados por nosso chefe maior, o governador. Por isso devemos nos capacitar, sermos mais eficazes e buscar novas e boas práticas na gestão pública”, destacou.

A programação teve início com  a realização de uma palestra-show de Marcelo Torres, que utiliza sua banda Marcelo Torres & Jazz Band como modelo de organização gerencial. Além de muita música de qualidade, a banda trouxe reflexões sobre o ambiente de trabalho, motivação e falta de comprometimento. “Cada um de nós quando pegamos nosso instrumento de trabalho temos a escolha de sermos medíocres ou sermos melhores a cada dia”, sintetizou Marcelo Torres, em uma das performances da banda.
 
Durante a solenidade de abertura do evento, foram assinadas duas ordens de serviço. Uma relativa à abertura do Concurso Melhores Práticas Gerenciais, que premiará do primeiro ao quinto colocados entre as práticas que serão apresentadas no terceiro Encontro,previsto para novembro deste ano.

A outra ordem de serviço tratava da realização de processos seletivos para dois cursos destinados aos gerentes meritocráticos. Um deles com 15 vagas para o curso Plano de Estratégia e Gestão do Desenvolvimento Territorial do Instituto Latino-Americano de Assuntos Econômicos para América Latina (Ilpes) da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). O curso será ministrado em Santiago do Chile no período de 21 de outubro a 1º de novembro próximo. O outro processo seletivo destina 15 vagas para o curso Fronteiras em Gestão Pública, que será realizado em Nova Lima (MG), no período de 16 a 20 de setembro próximo.

 No segundo dia do evento, a programação contou com a palestra técnica sobre O Papel do gerente como líder e gestor de equipes, proferida pelo consultor Waldez Luiz Ludwig. Segundo ele, o líder tem que ser gestor, educador e transformador. Ele citou alguns conceitos que são necessários hoje para quem gerencia equipe, tais como a busca da inovação e do conhecimento, o desenvolvimento de talentos e a informação. Destacou ainda que hoje é necessário realizar uma gestão colaborativa, onde a liderança é ocasional. Aconteceu ainda, uma mesa redonda sobre Gestão Pública de Goiás, onde foram abordados os temas burocracia e profissionalização e outra mesa redonda sobre Meritocracia, seguida de apresentações de  cases/projetos inovadores implementados no Governo de Goiás por gerentes meritocráticos.

O Encontro  foi encerrado com a apresentação cultural da orquestra de Violeiros de Goiás.

Representaram a GOIASPREV , os Gerentes: Valdirene Rossetto,Marco Antônio Fernandes,Magda Santos, Fábio Martins,Milena Barcelos,Marilda Pimentel,Geovani Junqueira,Pedro Ungarelli,Eliane Teixeira,Marcos Medeiros e Maria Elioneida Machado(interina).

Comunicação Goiasprev

Fonte:Comunicação/Segplan

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo