Governo de Goiás, por meio da Goiasprev e CGE, assina Acordo de Cooperação Técnica para implementação do programa Pró-Gestão da Secretaria de Previdência

Criado em 2015, pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, o Programa tem como objetivo promover a  Certificação Institucional e Modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros.

 

 O Estado de Goiás, por meio da Goiás Previdência e da Controladoria-Geral do Estado, firmou  na manhã desta quarta-feira (06/10),  um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação das medidas conjuntas  para o cumprimento do quesito “Estrutura de Controle Interno”, um dos pilares do Programa Pró-Gestão, da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

 O Pró-Gestão é uma iniciativa da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia (Portaria SPREV nº 185/2015) e sua certificação é o reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão, destinada a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão, dentre outros, oferecidos pela instituição.

O Acordo foi assinado pelo presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido da Silva e pelo controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller  e contou com a presença da diretora de Previdência, Milena Guilherme Dias Barcelos, coordenadora-geral do Pró-Gestão, do diretor de Gestão Integrada, Everton Correia,  do diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, José Lemos da Silva Filho, dos responsáveis pelo  acompanhamento das ações voltadas  à execução da cooperação técnica, Chefe de Gabinete da Goiasprev, José Antônio Capparelli e  subcontroladora de Controle Interno e Correição da CGE,  Stella Maris Husni Franco.

 Participaram também do ato, o coordenador setorial de Controles Internos do Pró-Gestão, o analista governamental Luís Henrique Bessa Scartezini, a Chefe de Gabinete da CGE,  Bruna Toledo Piza Magacho e a analista governamental, membro da coordenação geral programa, Roberta Roque Crispim.

Segundo Gilvan Cândido, além de  incentivar os RPPSs a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos, o Programa visa também, conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. Para o presidente, ao  aderir a esse processo, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência, será inserido em um novo patamar de gestão qualificada, com importantes mudanças na cultura da organização. “O Acordo firmado hoje é de suma importância para atingirmos a certificação  de boas práticas da gestão previdenciária. O projeto está alinhado ao  Programa de Compliance Público, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado”.

Conforme o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o Termo de Cooperação Técnica vem de encontro às ações desenvolvidas pela Controladoria, sendo uma delas, promover a aproximação com os órgãos estaduais. Ziller afirma ainda,  que a visão de controle interno da instituição consiste em realizar menos inspeções e auditorias e focar mais na colaboração e consultoria.” Estamos trabalhando para que ações de controle se tornem uma medida residual. Queremos que o processo licitatório do Estado seja de tal excelência, que não precisaremos mais exercer o papel de reguladores e sejamos apenas colaboradores”, encerra o Controlador.

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo