Governo de Goiás é representado na 81ª Reunião Ordinária do Conaprev e conquista cargo na Secretaria Executiva do Conselho Nacional
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Previdência, participa nos dias 20 e 21 de março/25, da 81ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social-RPPS (Conaprev), em Salvador-BA. Na ocasião, o presidente da autarquia goiana, Gilvan Cândido, foi eleito 1° vice-presidente suplente da entidade. Acompanhou-o no evento a diretora de Previdência, Milena Dias.
A abertura da 81ª Reunião Ordinária do Conaprev contou com as presenças do diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social – DRPPS/SRPC/MPS e presidente do Conaprev, Allex Albert Rodrigues, do subsecretário da fazenda, diretor-geral do Fundo Municipal da Previdência de Salvador- FUMPRES e presidente da Associação Baiana de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Abeprem), Daniel Ribeiro, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Pedro Maia, da controladora-geral do Município de Salvador, Maria Rita Garrido, do conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Marcus Presídio, do conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Francisco de Souza Netto, do secretário executivo adjunto do MPS, Osório Chalegre, e de representantes dos RPPS dos estados e municípios brasileiros.
Em seguida, foram realizados debates e proposições sobre temas que afetam a previdência dos servidores e os desafios com a Previdência Complementar, estando as discussões sob condução de Narlon Nogueira, diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar –DERPC/SRPC/MP. Também foi abordada a Proposta de Novo Modelo Sustentável de Negócio do Comprev, com contribuições de Ricardo Castro – gerente de Relacionamento da Dataprev/MP.
Ainda fez parte da programação o tema “Aperfeiçoamento da Automatização de Compensação Previdenciária e Otimização das Análises com as exigências automáticas”, trabalhado por Cláudia Fernanda Iten – coordenadora-Geral de Normatização e Acompanhamento Legal do Ministério da Previdência. Por fim, o auditor substituto de conselheiro, Alexandre Sarquis, trouxe a temática da contribuição dos RPPS para o PASEP em face da reforma tributária.
Para o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, essa foi mais uma oportunidade oferecida pelo Conaprev de debater temas relevantes que envolvem os entes e seus segurados de todas as federações. Dentre eles, foi citado o Plano de Educação da Previdência Complementar – PEPC, apresentado por Narlon Nogueira, diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência. “A Previdência Complementar é, atualmente, um dos temas mais importantes para se construir uma previdência sólida, onde os servidores passarão a ser ‘donos’ de seu próprio futuro”, destaca.

Secretaria Executiva
Durante o evento, Goiás conquistou um importante espaço na Secretaria Executiva do Conaprev. Isso porque o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, foi eleito 1° vice-presidente suplente da entidade, a qual representa todos os Regimes Próprios de Previdência Social do país.
“O reconhecimento da Goiás Previdência no cenário nacional é resultado de um trabalho sério e comprometido com a modernização e sustentabilidade do nosso sistema previdenciário. Fazer parte da Secretaria Executiva do Conaprev nos permitirá contribuir ainda mais para o fortalecimento das políticas previdenciárias no país”, afirmou o presidente da autarquia goiana.
Goiás Previdência – Governo de Goiás