Goiasprev recebe a palestra “A Previdência e a Ética na Gestão Pública”, ministrada por Adriano da Rocha Lima
Nesta quarta-feira (26), os servidores da Goiás Previdência assistiram à palestra “A Previdência e a Ética na Gestão Pública”, ministrada pelo secretário de Governo do Estado de Goiás e mestre em Filosofia, Adriano da Rocha Lima. A iniciativa faz parte do Programa de Compliance Público e visa manter a constante internalização dos princípios éticos na administração pública.
Na exposição, que aconteceu de modo online, Adriano fez um resgate do debate sobre o que é ser ético, trazendo raciocínios desenvolvidos por teóricos como Aristóteles, Platão, Kant e Espinosa, além de desenhar a diferença entre a Ética e a Moral. Feito o panorama conceitual, o palestrante discorreu sobre o processo de formação do Estado. Para isso, evocou as filosofias contratualistas de autores como Hobbes e Rosseau, deixando explícito, de forma didática, a dimensão da importância da Ética na administração daquilo que é público.
Em sua abordagem, o secretário de Governo inseriu a forte ligação entre a gestão previdenciária e o campo ético, uma vez que, nas palavras dele: “A Previdência tem que estar no coração da Ética, pois tem que se levar em conta um conjunto de regras que visam proteger aqueles que não podem mais produzir, ao mesmo tempo em que deve proteger os direitos de todos os cidadãos”.
Ao fim da palestra, que contou com a participação de mais de 135 servidores, o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, agradeceu Adriano pelos conhecimentos transmitidos: “Estou muito grato pela disposição e maestria na condução desse momento de aprendizado. Gerir a Previdência é sempre um exercício ético diário, no qual zelamos pelos direitos de toda a sociedade”.
A iniciativa faz parte do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás, que consiste em um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos.