Goiasprev promove palestra sobre o Novo Código de Ética dos Servidores Públicos do Estado de Goiás

Comitê Setorial de Compliance Público da Goiás Previdência, promove palestra sobre o Novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual, lançado pelo Governo de Goiás, em abril de 2021.

 

O Comitê Setorial de Compliance Público da Goiás Previdência, por meio da Secretaria Executiva, promoveu nesta sexta-feira (17/09) uma palestra sobre o Novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual, lançado em abril de 2021.

Realizado por videoconferência, o evento contou com participação do Controlador-Geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller e teve como palestrante, o Superintendente de Correição Administrativa da CGE, Bruno Mendes Dias Silva.
Ao dar as boas-vindas aos convidados e agradecer a participação de mais de cem colaboradores da instituição, o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, discorreu sobre a escolha do tema do evento e  sobre o Programa de Compliance Público desenvolvido na previdência estadual. 

Segundo o presidente, a ética é  uma  das pautas principais da gestão previdenciária, aliada à transparência, responsabilização e prevenção de riscos, marca registrada do Governo do Estado. “Hoje, podemos dizer que temos um compromisso social com o bem-estar dos nossos colaboradores e beneficiários, graças às ações voltadas para a transparência e integridade na prestação de serviços da administração pública”.
No uso da palavra, o Controlador-Geral, Henrique Ziller, expressou sua satisfação em debater o tema e com a iniciativa do Chefe do Poder Executivo, em trazer para o debate da gestão pública a necessidade de elaborar um Código de Ética inovador e humanizado, com a participação do servidor e da sociedade.

De acordo com Ziller, para  a elaboração do documento, a CGE contou com a  parceria da Secretaria-Geral da Governadoria e um dos diferenciais do conteúdo foi a consulta pública realizada pela internet, em que o cidadão goiano pôde opinar sobre o que espera do servidor. Essa pesquisa resultou na reunião de qualidades desejadas e esperadas do servidor público estadual.
Em suas palavras, a Assessora Contábil e membro da Secretaria Executiva do PCP na Goiasprev, Adriana Jesus, falou da importância de se discutir a ética no serviço público por tratar-se, atualmente, de um dos temas mais debatidos em todos os segmentos da sociedade. Afirmou ainda que o comprometimento dos servidores da autarquia com as atividades do Programa de  Compliance,  assumindo responsabilidades, tem aprimorado a prestação de serviços aos segurados da previdência estadual. 

Com uma apresentação clara e didática, o palestrante Bruno Dias destacou  que o objetivo da releitura do Código de Ética dos Servidores Públicos do Estado, foi trazer uma nova visão sobre o exercício da função de servir ao público, da confiança no servidor e o foco no cidadão.
Bruno enfatizou que as pesquisas mostraram que a visão da sociedade, principalmente dos pontos indesejados, é resultado de exemplos negativos praticados  por servidores sem ética e sem compromisso com o serviço público. Ressaltou que o coração do Novo Código são princípios e valores e tem como objetivo, aprimorar as ações do servidor com foco no cidadão e no resultado final da prestação dos serviços.
Ao final da apresentação, os assessores de Controle Interno da Corregedoria Geral do Estado-CGE, Renato Simão Bernardes e Celiza Fleury Flores Roriz, responsáveis pelo acompanhamento do PCP na previdência estadual, falaram sobre a evolução do Programa na Autarquia, das entregas e envolvimento dos colaboradores. Simão observou ainda que todas as informações trazidas pelo tema da palestra foram importantes para  uma reflexão de como agir para o aprimoramento das funções públicas.

Ainda sobre a experiência diária do Programa na instituição, o diretor de Gestão Integrada da Goiasprev, Everton Correia, destacou que toda a gestão está embuída no propósito da ética, voltada para um trabalho de qualidade. Lembrando que o convívio interno, o direito de expressão e respeito aos colegas, tem sido um grande aprendizado. Completou dizendo que o Novo Código de Ética, tornou-se uma ferramenta da administração pública do Estado de Goiás.

Em seu discurso de encerramento, o Controlador-Geral, Henrique Ziller, agradeceu pelo convite e parabenizou toda a equipe da previdência e o presidente, Gilvan Cândido, pela atuação da instituição enquanto serviço público e pela condução criteriosa da reforma previdenciária. “A Goiasprev é, hoje, um órgão de destaque no governo estadual. Realizou uma reforma  visando o equilíbrio financeiro e atuarial, com o objetivo de garantir, acima de tudo, os benefícios futuros dos segurados e de suas famílias”.

Goiás Previdência/Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo