Goiasprev promove palestra sobre Educação Previdenciária para servidores da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de Goiás
Realizada na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), o Programa de Educação Previdenciária do Estado de Goias (PEP-GO) contou, em sua abertura, com a participação do presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, do secretário da SSP-GO, Cel. Renato Brum, do delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, do subsecretário da SSP-GO, Gustavo Ferreira, e do delegado-adjunto da DGPC, Murilo Polati. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete, José Capparelli, a diretora de Previdência, Milena Dias, o diretor-presidente da Prevcom BrC, Murilo Luciano, o gerente de Concessão de Aposentadoria, Josiniro Coelho e a coordenadora de Gestão de Pessoas da Goiasprev, Cristiany Barros.
O evento foi organizado pela superintendente de Gestão Integrada da SSP-GO, Andressa Yamamoto, em conjunto com a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kérima Ferreira. Também participaram das preparações a superintendente de Gestão Integrada, Renata Cheim, e a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Polícia Civil, Del. Ana Lívia de Paiva. Os anfitriões Renato Brum e André Ganga abriram os discursos, e em seguida, passaram a palavra ao presidente Gilvan Cândido.
Ao agradecer a presença de todos, o presidente deu início à programação falando sobre os avanços da previdência estadual, graças à atenção do governador Ronaldo Caiado, que, desde 2019, sempre teve a previdência estadual como pauta prioritária de seu governo. Ele também reforçou a importância de Goiás ter feito a Reforma da Previdência, como uma forma de promover a desaceleração do déficit previdenciário. Com isso, retomou o compromisso do governador em fazer repasses para quitar a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas, cumprindo com o propósito de garantir a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) e do Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).
Gilvan destacou, ainda, as adequações das leis previdenciárias estaduais, além do aprimoramento de ferramentas tecnológicas e certificação no corpo diretivo, técnicos e conselheiros da autarquia, com foco na qualidade dos serviços e da credibilidade da gestão previdenciária. O presidente enfatizou também a iniciativa do Poder Executivo em promover o Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar a gestão única da previdência estadual pela Goiasprev. “Entendemos que essas ações reforçam o compromisso de cuidar do servidor e, consequentemente, do Estado”, finalizou.

Em seguida, deu-se início à palestra de Educação Previdenciária, proferida pela diretora de Previdência da Goiasprev, Milena Guilherme Dias, que pontuou todas as regras e cálculos adotados pelo RPPS-GO, desde as regras alteradas pela Emenda Constitucional N° 103 de 2019. Estas tiveram impacto direto na concessão de benefícios para aposentadoria e pensão por morte do servidor.
A diretora detalhou, também, os três regimes de previdência para os servidores públicos, sendo dois deles com vínculo obrigatório: o do Regime Geral de Previdência Social (INSS) e o do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS-GO), além da previdência complementar, a qual é facultativa. “A previdência é uma pauta complexa e o Programa de Educação Previdenciária (PEP-GO) tem como objetivo esclarecer todas as regras e etapas sobre a aposentadoria do servidor”.
Segundo a diretora, o projeto visa, ainda, levar aos segurados os conhecimentos básicos sobre as regras de acesso aos benefícios previdenciários, promover ações preparatórias para a aposentadoria, bem como propiciar a conscientização sobre a vida após a concessão do benefício. “A intenção é levar o programa às sedes dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, por meio de seminários com a presença dos servidores, e de oficinas com a área responsável pela autuação e instrução de processos de concessão de aposentadoria e de averbação de tempo de contribuição”, finaliza.

Em seguida, foram apresentados pela psicóloga e coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Goiasprev, Cristiany Barros, temas do cotidiano da vida ativa laboral do servidor e os impactos na transição para a inatividade. Em sua abordagem, a profissional tratou principalmente dos aspectos psicológicos, financeiros e interpessoais envolvidos na decisão de se aposentar. A coordenadora ressaltou, na oportunidade, a importância do planejamento e do autoconhecimento para que o servidor possa realizar antigos projetos, e assim, fazer as melhores escolhas para aproveitar a nova fase de suas vidas.
Também fez uso da palavra o diretor-presidente da Prevcom-BrC, Murilo Luciano, que apresentou aos servidores o Regime de Previdência Complementar, que permite ao trabalhador acumular recursos para a sua aposentadoria e garantir pensão para seus dependentes. Esta é uma medida facultativa, que visa proporcionar mais conforto financeiro e qualidade de vida após a aposentação.

No período da tarde, as equipes Superintendências de Gestão Integrada e as Gerências de Gestão e Desenvolvimento da SSP-GO e da DGPC-GO receberam técnicos da Goiás Previdência. Representando a autarquia, dirigiram-se à reunião a gerente de Análise de Inatividade, procuradora Cynthia Dayse Rosa, a gerente de Pensão e Direitos de Civis, Kelly Rezende, acompanhada de Aline Zenha, e Milena Nunes, do quadro técnico da Gerência de Concessão de Aposentadoria. Na ocasião, a integração de equipes promoveu a discussão e esclarecimento de todas as dúvidas sobre a instrução dos processos, visando a uma maior celeridade no trâmite e na concessão de benefício.

Goiás Previdência-Governo de Goiás.