GOIASPREV IMPLANTA PROCESSO DE CONCESSÃO ELETRÔNICA DE BENEFÍCIOS-CEB
A Goiás Previdência deu início na quarta-feira (16.07), a implantação do processo de Concessão Eletrônica de Benefícios -CEB, cumprindo a primeira etapa do cronograma, com a gestão eletrônica de documentos, que suprirá internamente o trâmite de documentação analógica (papel), substituída a partir de agora, por documentos eletrônicos.
Para tanto, foi realizado um treinamento dos usuários internos, para inteiração quanto ao uso e facilidades da nova ferramenta que agilizará o controle e concessão de todos os benefícios previdenciários geridos pela instituição.
Segundo o Gerente de Tecnologia da Informação, Pedro Ungarelli, o desenvolvimento do projeto de Concessão Eletrônica de Benefícios, teve início em junho de 2012, a partir da necessidade de melhorias na prestação de serviços aos seus usuários (servidores públicos e pensionistas do estado de Goiás), na excelência dos serviços prestados, e de garantir à gestão superior, uma visualização macro de todos os processos produtivos a nível de gestão previdenciária.
O CEB é composto por um sistema de gestão previdenciária, integrado ao sistema eletrônico de protocolo do governo estadual -SEPNET, a outro de balance score card (BSC) e a um sistema de controle de gestão de documentos, que produzirão de forma integrada, tanto informações, como indicadores, possibilitando dentre outros, a agilização dos processos de aposentadoria e pensão.
Agilidade no processo de aposentadoria
Desenvolvido para facilitar, desde a produção interna de documentos como: solicitações de pensão, isenção de imposto de renda, certidão de tempo de contribuição, averbação de tempo de contribuição, e em especial a aposentadoria, o CEB possibilitará que o processo se inicie de forma eletrônica, no próprio órgão de origem do servidor, permitindo toda a visualização de sua tramitação.
Para tanto, a GOIASPREV disponibilizará os equipamentos, a cessão de uso da licença do sftware, que serão instalados nos RHs das Secretarias estaduais e suas autarquias, e o treinamento para operacionalização da ferramenta.
Conforme a presidente da Goiás Previdência, Marlene Vieira, essa iniciativa permitirá que até julho de 2014, os processos de aposentaria tenham uma redução de 08 meses para 30 dias na sua conclusão. “ O CEB, representa mais um avanço na gestão previdenciária do estado de Goiás. Além de gerar economia de gastos públicos, o sistema traz agilidade e segurança nos serviços oferecidos aos seus usuários, uma das prioridades do Governo Marconi Perillo. Essas facilidades inclusive, serão estendidas ao Vapt-Vupt Virtual(Programa que está sendo implantado pelo Governo estadual) e, graças a sua precisão, facilitou a integração das bases de dados da GOIASPREV junto ao Cadastro Nacional de Informações Sociais-CNIS, dos Regimes Próprios de Previdência. Sendo Goiás, um dos primeiros estados brasileiros a disponibilizar essas informações ao Ministério da Previdência Social, através do SIPREV “. Informa a presidente.
Mais Informações:
Marilda de Fátima Castro Pimentel
Gerente de Comunicação / GOIASPREV
Beatriz Rustiguel
Coordenadora
Telefone: 62 3201.7813