Goiás Previdência realiza palestra sobre Assédio Sexual e Moral no Serviço Público
Nesta terça-feira (16), Goiás Previdência realizou uma palestra sobre o tema “Assédio Sexual e Moral no Serviço Público”. Organizado pela Diretoria de Gestão Integrada, por meio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, o debate trouxe um momento de reflexão sobre as ações praticadas no ambiente laboral, com informações valiosas sobre um tema que deve receber atenção diária, em especial, nas organizações públicas.
A palestra foi proferida pela psicóloga clínica Ana Paula Nogueira Nunes, especializada em Neuropsicologia e Saúde do Trabalhador. Em sua abordagem, a profissional explicou questões sobre a saúde mental e os efeitos do assédio no servidor, situação esta que possui implicações comportamentais, sociais e neurológicas que afetam a vida do indivíduo, dentro e fora do seu local de trabalho.
Com o objetivo de prevenir abusos no serviço público do Estado de Goiás, foi instituído, por meio da LEI Nº 20.470, de 26 de abril de 2019, o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual nas relações de trabalho. Realizado, anualmente, no dia 21 de junho, em todo Estado, são promovidas medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência moral e sexual, prezando sempre por saudáveis relações de trabalho no serviço público estadual.
A Lei sinaliza, ainda, um alerta sobre a necessidade de se criar ambientes seguros e respeitosos, com foco na segurança e na dignidade do colaborador, prezando, em conjunto, pela integridade da instituição a qual ele está ligado.
Para saber um pouco mais sobre o tema, o Gabinete de Políticas Sociais, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, elaborou uma cartilha que pode ser acessada no link:
https://goias.gov.br/social/wp-content/uploads/sites/24/2019/08/Cartilha_final2-426.pdf
Goiás Previdência-Governo de Goiás