Goiás Previdência promove palestra sobre a prevenção ao suicídio
Em consonância com a campanha Setembro Amarelo, a Goiás Previdência (Goiasprev), por meio da Diretoria de Gestão Integrada e da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, realizou, nesta segunda-feira (30), uma importante palestra voltada para a conscientização dos colaboradores acerca da prevenção do suicídio. O evento foi conduzido pela psicóloga Ludmylla de Moraes, que abordou a urgência do tema e propôs dinâmicas em grupo para incentivar o diálogo aberto sobre o assunto.
A psicóloga destacou que a prevenção ao suicídio depende, em grande parte, da quebra do silêncio e do estigma que ainda cercam o tema. “É preciso alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e incentivar as pessoas e os profissionais de saúde a oferecerem apoio a quem precisa”, ressaltou Ludmylla durante a palestra. Neste sentido, chama atenção o fato de que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio está entre as principais causas de morte evitáveis no mundo, sendo responsável por cerca de 800 mil mortes anuais em todo o planeta.
No Brasil, os dados são igualmente alarmantes. O país registra aproximadamente 14 mil suicídios por ano, o que representa cerca de 38 mortes por dia. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior, considerando os casos subnotificados. Ludmylla de Moraes ressalta que a maioria dos suicídios está associada a transtornos mentais, como depressão e ansiedade, além de fatores socioeconômicos e familiares. Além da elucidação das informações sobre o assunto, o evento também contou com dinâmicas de grupo, com trocas de experiências pessoais e de terceiros sobre a questão do suicídio.
Compromisso com a saúde mental
Marcos Medeiros, diretor de Gestão de Ativos e Passivos da Goiasprev, reforçou o compromisso da instituição com a saúde mental dos seus colaboradores: “Nossa prioridade é cuidar das pessoas que fazem parte da Goiás Previdência. Iniciativas como esta palestra são essenciais para promover o bem-estar e criar um ambiente de trabalho mais acolhedor, onde todos se sintam ouvidos e valorizados”.
Milena Dias, diretora de Previdência, complementou destacando a importância de ações contínuas para o cuidado com a saúde emocional: “Observem-se, observe as pessoas ao seu redor e acolha, pois a saúde mental tem que vir em primeiro lugar”.
Com essas ações, a Goiás Previdência reafirma seu compromisso com a integridade e o cuidado com a vida de seus colaboradores, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e consciente da urgência de se falar sobre saúde mental.
Goiás Previdência – Governo de Goiás