Goiás Previdência participa de Debate sobre Sustentabilidade dos Regimes Previdenciários em Brasília
Presidente da Goiasprev , Marlene Vieira participa de Debate sobre sustentabilidade da previdência social em Brasília
Foto: Erasmo Salomão/MTPS
Representando o governador Marconi Perillo, a presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, participou na manhã de hoje (17.11), de um debate sobre a Sustentabilidade dos Regimes Previdenciários do Brasil, promovido pelo Tribunal de Contas da União.
O objetivo do evento foi discutir os modelos de Regime Próprio de Previdência Social dos Estados e Municípios brasileiros , bem como o Regime Geral em vigor no país, além da formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas da União – TCU e o Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS. O Acordo visa promover o intercâmbio de informações e a cooperação técnico-científica, além da capacitação de recursos humanos e ao desenvolvimento da gestão pública, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e de atividades complementares de interesse comum. As ações compreenderão atividades conjuntas de educação corporativa, seminários, simpósios, palestras e intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas, dentre outros.
A primeira ação em andamento a partir desse Acordo de Cooperação Técnica está relacionada ao desenvolvimento de um modelo de supervisão integrada dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS dos servidores públicos. Nesse sentido, desde o mês de agosto, técnicos dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios de todo o país estão recebendo uma capacitação em “Gestão e Fiscalização dos RPPS”, na modalidade de educação à distância, concebida e desenvolvida em parceria pelo TCU e MTPS, que possibilitará a realização de uma auditoria coordenada dos RPPS pelos TCE e TCM, no início de 2016.
A solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação, pelo vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, e pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, ocorreu durante o evento “Díálogo Público: Sustentabilidade dos Regimes Previdenciários no Brasil”, que contou também com a participação do ministro Vital do Rêgo e do Secretário Especial da Previdência Social, Carlos Gabas. O Acordo terá vigência de 3 (três) anos, podendo ser prorrogado.
Para Marlene Vieira, o debate trouxe à luz um asssunto inadíavel, não só para a gestão previdenciária, mas para a gestão pública como um todo. “A envergadura deste evento e o comprometimento dos organizadores, convidados e entes envolvidos, mostrou a preocupação das autoridades em buscar soluções lógicas e racionais para a sustentabilidade dos Regimes de Previdência social no Brasil”, afirma a presidente.
Fonte: Ascom/TCU
Gain/Goiasprev
Leia mais: