Goiás é representado no 11º Congresso de Conselheiros de RPPSs dos Estados e Municípios brasileiros em João Pessoa/PB

Goiás é representado no 11º Congresso de Conselheiros de RPPSs dos Estados e Municípios brasileiros em João Pessoa/PB

 

  _Evento promovido pela ABIPEM discute, entre outros temas, os desafios dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS) dos Estados e Municípios em 2024_

 

 

A Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) realiza de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em João Pessoa-PB, o 11º Congresso Brasileiro de Conselheiros de Regime Próprio de Previdência Social dos entes federativos do Brasil.

 

Participam do evento, representando o Estado de Goiás, o presidente da Goiás Previdência, Gilvan Cândido; o presidente do Conselho Deliberativo da Goiasprev, Fábio Estevão Marchetti (Alego); o representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Rafael Pablo da Silva. Pelo Conselho Fiscal, a representante dos Servidores em atividade, Adima Rocha de Abreu, e a representante de Pensionistas de Militares e Militares da Reserva Remunerada, Telma Neris Rocha.

 

 Para a solenidade de abertura, a ABIPEM trouxe como convidado o palestrante e presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Antônio Nominando Diniz Filho, que discorreu sobre os “Desafios para os RPPS em 2024”, e como coordenador, o presidente do RPPS do Estado da Paraíba, José Antônio Coelho.

 

 Além do tema de abertura, a reunião contou em sua programação, dentre outros assuntos, com pautas sobre a cautela nas escolhas dos investimentos, a tecnologia a serviço dos Conselhos, aspectos atuariais como déficit técnico, financeiro, revisão e as boas práticas de atuação dos Conselhos.

 

 Segundo Fábio Marchetti, presidente do Conselho Deliberativo da Goiasprev, o Congresso trouxe novos conhecimentos aos conselheiros, especialmente no que se refere à participação nas reuniões dos conselhos, como a cautela e a responsabilidade nas escolhas dos investimentos, e a otimização das ferramentas tecnológicas, bem como os aspectos atuariais de interesse dos conselheiros, que auxiliam nas tomadas de decisões do comitê. “Nossa participação foi muito produtiva, considerando a troca de experiências sobre boas práticas de atuação nos Conselhos. Esse foi mais um passo para o fortalecimento dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, já que possibilitou a abertura de novos horizontes na atuação das atribuições dos conselheiros no RPPS-GO”, afirma.

 

 Marchetti ressaltou ainda o empenho do Governo de Goiás, por meio da Goiasprev, em investir na capacitação dos conselheiros e dirigentes da autarquia, com o objetivo de fazer uma entrega mais eficaz das deliberações a eles atribuídas.

 

 Conforme Gilvan Cândido, a participação dos Conselheiros da gestão previdenciária do Estado de Goiás num evento que aborda temas comuns ao Regime Próprio de Previdência em todo o território nacional, além da troca de experiências, atualiza e enriquece os debates dentro da realidade da autarquia. “A transparência na gestão do Regime Próprio de Previdência Social e do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado de Goiás faz parte do compromisso do governo estadual. Trazer os Conselheiros da instituição, representantes dos Poderes e Órgãos Colegiados para esses debates fortalece cada vez mais nossa missão junto ao Estado e à sociedade”, afirma.

 

Goiás Previdência/Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo