Campanha de Vacinação contra Influenza em Goiás será aberta nesta sexta-feira (13.04.2018)


Imagem de profissional da saúde mostrando uma seringa com a sigla H1N1



 









Nesta sexta-feira, dia 13, às 8 horas da manhã, o governador José Eliton de Figuerêdo Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Moura Vilela, abrem oficialmente a campanha de vacinação contra a Influenza A, em Goiás. A campanha, que será aberta na UBS Santuário Novo, na Rua Padre João Cardoso no Setor Cristina 2, bem próximo à região central de Trindade, foi antecipada por solicitação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), ao Ministério da Saúde, assim que foi identificado um surto de Influenza por H1N1 no mês de março, na Vila São Cotollengo, naquele Município, localizado na região Metropolitana de Goiânia.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, a ação do Governo junto ao Ministério da Saúde foi fundamental para a agilização do combate à H1N1 no Estado. Tanto que a vacina já chegou a Goiás, numa primeira remessa de 648 mil doses, na quarta-feira, dia 11, à tarde, e foi distribuída em tempo hábil pela SES-GO a todos os municípios goianos, numa logística que já vinha sendo preparada pelo Comitê de Enfrentamento à Influenza, instituído pela SES-GO. E, ainda, que em reunião realizada no dia 09 na sede da SES-GO, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, prometeu que mais 300 mil doses chegarão na próxima terça-feira, dia 17. A previsão é vacinar um total de 1.593.242 pessoas.

“Essas doses são suficientes para vacinarmos os grupos prioritários definidos para a imunização do dia 13 de abril até o dia 20 de maio, que são os trabalhadores da saúde, os idosos e pacientes com doenças crônicas. Depois será a vez de crianças, gestantes, mães de resguardo, professores e população privada de liberdade, além dos indígenas, conforme as datas estabelecidas. São esses que serão atendidos nos postos de saúde definidos por cada um dos municípios”, afirma o secretário Leonardo Vilela.

ATENÇÃO

“Não há motivo para corrida às salas de vacina. A logística de distribuição já foi previamente acordada e organizada pelo comitê de enfrentamento à influenza”, alerta o secretário de Estado da Saúde.

 

Vacina para quem precisa

O surto de H1N1 deixou o Estado em alerta para epidemia e, segundo o último boletim epidemiológico, são 63 casos com oito óbitos confirmados e exatamente, de pessoas desses grupos de risco. Confira as datas de vacinação e ainda os requisitos para se vacinar.

– 13/04 a 20/5 – idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas

– 23/04 a 27/04 – gestantes, mães em resguardo do pós-parto e crianças de 6 meses a 5 anos

– 30/04 a 11/05 – professores

– 12/05 – Todos os grupos prioritários

– 14/05 a 01/06 – Todos os grupos prioritários

– 13/04 a 01/06 – Indígenas

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento feito pelo município.

Segundo a SES, cada município definiu onde serão suas salas de vacinas. “A fila deve ser respeitada, pois os dados mostram que mais de 90% das pessoas que contraíram H1N1 se recuperaram, mas os que foram a óbito foram pessoas mais suscetíveis: idosos, pacientes crônicos e profissionais de saúde, ou seja, o público prioritário para a vacinação”, esclarece o secretário Leonardo Vilela.

 

Como identificar a H1N1

Os sintomas da Gripe H1N1, no início, são muito semelhantes a uma gripe comum, porém, mais acentuados. O paciente pode apresentar também sensação de garganta seca, rouquidão, pele quente e úmida e olhos lacrimejantes.

“Quanto mais rápido se procurar o tratamento desde o início dos sintomas, maiores as chances de evolução e melhora do paciente”, salientou Leonardo.

Nas crianças, a febre pode se apresentar com temperaturas mais altas, acompanhadas muitas vezes de quadros de bronquite e de sintomas gastrointestinais. Já nos idosos, as temperaturas febris não costumam ser muito altas.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo