Técnicas da Goiasprev participam de Fórum voltado para aprimoramento profissional e inovação no STJ em Brasília


A Gerente de Gestão de Pessoas da Goiás Previdência, Alyne Gonçalves, e a Assessora Administrativa Cristiany Barros,  no II Fórum Aprimore STJ – Competências e Governança de Pessoas, no auditório do Supremo Tribunal Federal em Brasília-DF.

A Gerente de Gestão de Pessoas da Goiás Previdência, Alyne Gonçalves, e a Assessora Administrativa Cristiany Barros, participam nos, dias 17 e 18 de maio, do II Fórum Aprimore STJ – Competências e Governança de Pessoas, em Brasília-DF.

O evento, que é promovido pelo Superior Tribunal de Justiça desde 2016, através do Núcleo Aprimore, ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do STJ, tem como pauta principal o debate sobre a gestão de pessoas no serviço público e faz parte do projeto estratégico Aprimore, que estrutura a gestão por competências e promove o alinhamento do desempenho dos servidores com os objetivos estratégicos no tribunal.

Nesta edição, o fórum reunirá especialistas, servidores do STJ e público externo para debater o tema, assistir a palestras e apresentação de casos que ofereçam subsídios para um maior entendimento da questão competências e governança de pessoas. Também no roteiro, discussões sobre temas como gestão por competências, comunicação na gestão de pessoas, educação coorporativa, desenvolvimento de competências e governança e gestão estratégica de pessoas.

Um dos pioneiros em adotar a gestão por competências como forma de aprimoramento profissional, o STJ idealizou o evento com o objetivo de compartilhar experiências, aprender com a prática das instituições e orientar os caminhos para a implantação do novo modelo de gestão, não apenas para o tribunal, mas a todos os servidores da administração pública, considerando que o tema é compatível com o moderno sistema de gestão de pessoas, desenvolvido pelas diversas entidades e órgãos públicos do país.

São dois dias de palestras e debates sobre gestão por competências, modelos de gestão, legislação pública de pessoal, mapeamento de competências, aprendizagem organizacional, entre outros temas.

Para Alyne Gonçalves, participar de um evento dessa magnitude é ter a oportunidade de conhecer as boas práticas, desafios e estratégias desenvolvidas na gestão pública como um todo. “Ter acesso a discussões que envolvem o gerenciamento de pessoas é fundamental para o alinhamento das estruturas administrativas das instituições públicas ou privadas, pois é a partir da adequação do elemento humano que podemos garantir o bom desempenho das unidades perante as administrações governamentais e a excelência dos serviços prestados à população”, afirma a gerente.

Segundo a Presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, só em 2018, mais de trinta técnicos dos setores jurídico, financeiro e administrativo da instituição, tiveram a oportunidade de participar de eventos relevantes, dentro e fora do Estado. ”Investir na capacitação desses profissionais é garantir a modernização e eficiência da administração pública. Aprimorar a atuação do nosso quadro técnico, está entre as prioridades da gestão previdenciária do Estado de Goiás”, reitera Vieira.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

17.05 (QUINTA-FEIRA)

– Palestra: Gestão por competências é um caminho para a governança de pessoas?

• Hugo Pena Brandão (Gerente-Executivo de Estr. e Governança Corp.).

– Palestra do STJ: Gestão por Competências no STJ: procedimentos e inquietudes.

• Iraci Guimarães (Gestora do Prog. Estratégico Aprimore/STJ)

– Palestra: Implantação da gestão por competências na Administração Pública.

• Maria Júlia Pantoja (Profa. Dra. Dep. De Adm./UnB)

Debate: A importância da comunicação nos processos e procedimentos de gestão de pessoas.

• Moderadores: Luiz Otávio (Assessor-chefe de Modern. e Gestão Estratégica/STJ)

• Ricardo Marques (Prog. Estratégico Aprimore/STJ)

• Antônio Alves (Gestordo Prog. Estratégico Aprimore/STJ)

 

18.05 (SEXTA-FEIRA)

Debate: Competências gerenciais e de equipes/coletivas: o papel do gestor e o papel da equipe.

• Moderadores: Pablo Pessôa (Chefe da Seção de Desen. Gerencial e Cidadania Organizacional/STJ)

• Katia Puente-Palacios (Profa. Dra. Inst. de Psicologia/UnB)

• Gardênia Abbad (Profa. Dra. Inst. De Psicologia/UnB)

Debate: O que fazer após o mapeamento das competências?

• Moderadores: Francisco Coelho (Prof. Dr. Dep. De Adm./UnB)

• Rogério Leme (Consultor)

• Antônio Isidro (Prof. Dr. Dep. de Adm./UnB)

Debate: Escolas de Governo: Educação corporativa e desenvolvimento de competências.

• Moderadores: Pedro Carbone (Consultor)

• Marizaura Camões (Coordenadora-geral de pesquisa/ENAP)

• Helder Rebouças (Dir./ILB – Senado Federal)

Debate: A governança e a gestão estratégica de pessoas.

• Adriano César (Dir. de Gover., Gestão de Riscos e Seg. da Inf./TCU)

• Lílian Bertoldi (Chefe da Seção de Gover. Em Gestão de Pessoas/CNJ).

 

Fonte: Aprimore STJ

Gain/Goiasprev

3201-7813

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo