Escola de Governo promove curso de Direito Previdenciário em parceria com a Goiasprev


Foto mostra a sala de aula do curso de Direito Previdenciário: Noções Básicas, promovido pela Escola de Governo Henrique Santillo com os alunos em pé e a professora Milena Guilherme Dias Barcelos sentada em uma cadeira no meio dos alunos.

















Numa parceria entre a Escola de Governo Henrique Santillo e a Goiás Previdência, o curso de “Direito Previdenciário: Noções Básicas” foi integrado à programação da instituição, para o ano de 2018.

O curso, que já aconteceu em novembro de 2017, foi promovido de 09 a 13.04 e teve, em sua primeira turma, a participação efetiva de 25 alunos das mais variadas áreas de atuação no serviço público estadual.

Segundo a instrutora do módulo, Milena Barcelos, que também é servidora da Goiasprev, a inclusão da matéria previdenciária na grade da Escola de Governo é a consolidação de um projeto da previdência do Estado, de estender as noções básicas de Direito Previdenciário a todos os servidores públicos geridos pelo Regime Próprio de Previdência, independente das suas funções.

Para Milena Barcelos, que através de um seletivo, passou recentemente a fazer parte do quadro de instrutores da Escola de Governo, levar as informações, com aulas expositivas, discussões de casos concretos e até de fatos incomuns para o dia a dia de quem direta ou indiretamente, utiliza da legislação previdenciária como instrumento de trabalho, a capacitação dos servidores é fundamental para o bom andamento do processo de aposentadoria que, mais cedo ou mais tarde, terão que instalar. “Como especialista em Direito Previdenciário e servidora da previdência estadual, constato, diariamente, a importância da disseminação da cultura previdenciária. Por isso, sempre colocamos, em nossos cursos, conteúdos como: regimes previdenciários, atualização das leis, benefícios, tempo de serviço, tempo de contribuição e averbação, por se tratar de temas essenciais para o entendimento da matéria, bem como a conscientização de que esse não é um processo de encerramento da carreira pública, e sim da legalização do histórico funcional que se inicia com o ingresso no serviço público”, conclui Barcelos.

Segundo a presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, essa parceria com a Escola de Governo é mais uma conquista da gestão previdenciária do Estado de Goiás. “As noções básicas e a atualização das leis previdenciárias sempre foram uma preocupação da nossa gestão. Por isso, para a Diretoria e servidores da Goiasprev, passar esses conhecimentos e mostrar o trabalho desenvolvido pela autarquia, demonstrando os requisitos exigidos na concessão dos benefícios previdenciários e de outros pedidos correlatos, é de extrema importância para implantar a cultura do planejamento de uma aposentação sem entraves, evitando desgastes para o servidor e para a administração pública estadual”, afirma a presidente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo