Inscrições abertas para o IX Congresso Consad


Inscrições abertas para o IX Congresso Consad

Estão abertas as inscrições para o IX Congresso Consad de Gestão Pública. O principal encontro anual do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os interessados devem se cadastrar no site da entidade (www.consad.org.br) e pagar a taxa de R$ 100 (R$ 50 para estudante), até 29 de abril.

Para esta edição, são esperadas mais de 2 mil pessoas – entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal. De Goiás, estarão presentes o secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, e vários técnicos do Governo.

 

Para a presidente do Consad e secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, o evento é o “maior laboratório de experiências apresentadas sobre as diferentes práticas de gestão que estão sendo desenvolvidas nos dias atuais em todo o País, demonstrando que o Brasil, em que pese a crise econômica e política, tem boas experiências e o momento é mais do que propício ao compartilhamento”.

 

Ao todo, 152 trabalhos de 21 unidades da federação, sendo vários de Goiás, vão compor 50 painéis que tratam de gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência; novos formatos organizacionais; e orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio.

 

Cerca de 35% dos projetos são oriundos do Sudeste; 31% do Centro-Oeste; 24% do Nordeste; 7% do Norte e 3% do Sul – o Distrito Federal foi o que mais teve propostas selecionadas, com 45, seguido por São Paulo (27), Minas Gerais (16), Bahia (10) e Ceará (10). Quase metade das contribuições vem dos Estados (42%), seguido da União (32%) e dos municípios (10%). Aproximadamente 82% das propostas são de instituições governamentais, 10% de empresas privadas, 4% do terceiro setor e 2% de organizações internacionais.

 

Os projetos que forem apresentados durante o maior congresso de gestão pública do Brasil se tornarão de acesso público no Banco do Conhecimento (banco.consad.org.br) – assim como 19 trabalhos que receberão menção honrosa – e terão seus resumos publicados na edição de agosto da revista Governança & Desenvolvimento, publicação semestral da entidade.

 

Economia digital

O ex-ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) da Colômbia, Diego Molano Vega, fará a conferência magna sobre a transformação dos governos para a nova economia digital. Foi ele o responsável pela criação do Plano Vive Digitale, que consiste em popularizar a internet para reduzir a pobreza e criar novos empregos.

 

Premiado por organizações internacionais como uma das melhores políticas de TIC do mundo, o projeto levou, entre 2010 e 2015, internet de alta velocidade para mais de 60% da população colombiana, desenvolveu uma rede de 899 pontos digitais para os mais pobres e 7.521 quiosques digitais no campo. Cerca de 2 milhões de tablets e computadores foram destinados às escolas públicas de todo o país e 72 mil ideias tornaram-se aplicativos de negócios.

 

Crise fiscal

A programação também contemplará palestra com o especialista em finanças públicas e federalismo e assessor-técnico do Senado Federal, José Roberto Afonso, que vai abordar a questão da crise fiscal na administração pública brasileira. Os dilemas que o País vivencia hoje terão enfoque na mesa-redonda comandada pelo diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide; e o coordenador de Operações Setoriais do Banco Mundial no Brasil, Roland Clark.

Já o panorama sobre compras governamentais será debatido pelo co-diretor do Programa de Leis de Compras Governamentais da Universidade George Washington, Stephen Schooner; o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Timorán; e o diretor de Desenvolvimento Gerencial da Escola Nacional da Administração Pública (Enap), Paulo Marques.

 

Outras atividades

As atividades não ficarão restritas ao plenário e às salas do Centro de Convenções. Nos corredores, será grande a movimentação de pessoas atraídas pelos estandes de livros e dos patrocinadores de entidades públicas e privadas do Congresso Consad.

 

Neste ano, o evento tem promoção e realização do Consad, apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Governo de Brasília e Banco Mundial. Entre os patrocinadores: Correios, Bradesco, Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Regional de Administração (CRA), Instituto Publix, Zetra, Petrocard e Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

 

Mais informações – Consad: (61) 3322-5520 e congresso@consad.org.br e www.consad.org.br

 

Comunicação Setorial – Segplan

20-04-2016

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo