Diretores da GOIASPREV realizam visita técnica ao MTPrev
Um Grupo Técnico formado pelos Diretores da Goiasprev, Fábio Martins (Gestão Planejamento e Finanças), Maxuêlo Braz(Previdência),juntamente com a Assessora Técnica Milena Barcelos, e a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Desburocratização, Lara Borges Ferreira (Segplan); visitou na terça-feira (08.09), o Sistema Único de Previdência dos Servidores Públicos do Mato Grosso, o MTPrev, quando conheceram, na prática, o sistema de concessão de aposentadorias da instituição, considerado um dos mais ágeis do país.
O objetivo da visita foi agregar novos conhecimentos na redução desse procedimento, já que a agilização do prazo de concessão das aposentadorias é uma das principais metas do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás. Tanto, que o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e da Goiasprev, tem envidado todos os esforços no sentido de aprimorar e agilizar tais benefícios. Com esse propósito, criou recentemente, o Conselho Estadual de Desburocratização da Segplan e o GT-Aposentadoria, um grupo de trabalho responsável pela desburocratização do processo de aposentadoria no estado de Goiás.
Segundo Fábio Martins, a decisão de conhecer o sistema do MTPrev se deu pelos resultados satisfatórios que o estado do Mato Grosso vem alcançando depois de implantar um sistema de integração de todas as instituições envolvidas no processo, além da informatização dos dados funcionais do servidor. A nova prática tem resultado em subsídios detalhados e documentados da vida funcional do requerente, possibilitando maior agilidade na análise do processo de aposentadoria que, na data agendada, é concedida em até 15 minutos.
O Diretor afirma ainda, que a busca por experiências bem sucedidas implantadas em outros Estados, tem sido cada vez mais compartilhada em todos os setores da gestão pública. Nos Regimes Próprios de Previdência, essa prática tem se tornado cada vez mais comum. “Da mesma forma que a Goiasprev recebeu nos últimos dois anos, mais de dez equipes técnicas de RPPSs estaduais e municipais para conhecerem o GPREV(sistema referência em gestão previdenciária, desenvolvido pela equipe de TI da instituição), também buscamos conhecer todas as práticas que possam refletir positivamente na gestão da previdência do estado de Goiás”, lembra Martins.
GAIN/GOIASPREV