Equipe do Piauí conhece sistema de gestão da Goiasprev

Marilda

A Goiás Previdência recebeu nos dias 22 e 23 de maio último,  mais uma equipe técnica de RPPS. Desta vez, a visita foi do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí –IAPEP, que veio a Goiânia para conhecer a estrutura e o sistema Gprev, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da autarquia.

O novo programa tem despertado o interesse dos órgãos gestores dos Regimes Próprios de todo o Brasil, por possibilitar a execução e controle de todas as informações cadastrais, funcionais, financeiras e previdenciárias dos segurados tendo, inclusive, um Módulo de Integração de Dados com outros Regimes de Previdência do Brasil, associado ao Siprev do Ministério da Previdência. Outra curiosidade é que a ferramenta se tornou o primeiro sistema brasileiro de banco de informações previdenciárias, desenvolvido por uma equipe de tecnologia da informação de uma unidade gestora de RPPS.

Segundo o Gerente de T.I da Goiasprev, Pedro Ungarelli, sistemas similares, em operação nos vários Regimes Próprios do Brasil, foram desenvolvidos pela iniciativa privada e vendidas   por um alto custo aos gestores previdenciários. Informa ainda, que a iniciativa da equipe da Goiasprev em desenvolver tal sistema, gerou uma economia de mais de R$ 18 milhões aos cofres do estado.

Em virtude do avanço tecnológico e de suas funcionalidades, alguns estados e municípios brasileiros vem pleiteando junto ao Governo de Goiás a cessão do uso do sistema goiano, a exemplo da Paraíba e Rondônia, que por meio de convênio com o estado, já possuem a licença e estão operando o sistema.

Além de conhecer o Gprev, a equipe do Piauí reuniu-se com as gerências de Concessão de Benefícios, Folha de Pagamentos de aposentados e pensionistas, de Cadastro e Fiscalização, de Planejamento e Finanças, Multiatendimento e Compensação Previdenciária, por tratar-se de setores considerados como de referência no sistema previdenciário.

Ao concluir a visita, Lúcia Rebello, Diretora do Fundo de Previdência do IAPEP, mostrou-se entusiasmada com a possibilidade de um convênio entre Goiás e Piauí. “Nossa visita à Goiasprev foi bastante produtiva. Estamos retornando ao nosso estado, com a expectativa de em breve, firmarmos o convênio de cessão de uso do Gprev, para que possamos contar com a eficácia e segurança   dessa ferramenta na gestão previdenciária do estado do Piauí”. Finaliza a Diretora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo