EQUIPE DA GOIASPREV PARTICIPA DE SEMINÁRIO ESTADUAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO


Com o tema “Controle sim, burocracia não”, a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) promoveu, na sede da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), no último dia 09/09, o Seminário Estadual de Desburocratização.
O evento que contou com a presença de renomados especialistas na área, teve segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, o objetivo de buscar formas de minimizar os gargalos da burocracia, não só para o cidadão, mas para a administração pública, que precisa imprimir maior celeridade em suas ações, projetos e programas. Disse ainda, que a burocracia, nos últimos anos, com seus aparatos de rotina, normas e leis, tem travado uma agilidade maior nas ações do poder público, nas ações das empresas e das organizações. “Hoje, nós entendemos que a burocracia contamina as diversas instâncias da vida dos brasileiros. Na economia, gerando custos adicionais à produção”, afirmou.

Segundo Vecci, o Governo de Goiás já vem realizando ações desburocratizantes, como a implantação das unidades do Vapt Vupt para atender às demandas dos cidadãos por vários tipos de serviços públicos, bem como a adoção do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), com o objetivo de  acelerar a implementação  dos programas prioritários do Governo.Mas  que ainda é preciso avançar.  Por isso, o Governo Estadual, através da Segplan, viu a necessidade da realização de um seminário   voltado para superintendentes de gestão, planejamento e finanças, diretores, advogados setoriais, entre outros gestores públicos estaduais. “Este seminário visa criar as condições maiores para que as pessoas sigam, de forma continuada, executando ações de desburocratizar a administração pública, favorecendo o nosso cidadão”, afirmou o secretário.
Para falar sobre o tema, foram convidados como palestrantes, o advogado Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, autor de   diversos livros publicados sobre contratações públicas, licitações e contratos e a Lei das Licitações; a Procuradora do Estado de Minas Gerais, Raquel Urbano, e o presidente do Instituto Hélio Beltrão, João Geraldo Piquet Carneiro. Foram convidados para os debates; presidente de entidades, autoridades, gestores e juristas do serviço público estadual, os quais foram unânimes em afirmar que a Segplan e o Governo de Goiás estão de parabéns pela iniciativa de promover um seminário para discutir a desburocratização. Ficando caracterizado nesse evento, a vontade política de romper com os entraves que impedem a modernização e o desenvolvimento do estado de Goiás.
Diminuição dos prazos de processos de aposentadoria faz parte do programa de desburocratização do Governo de Goiás.
Com a expectativa de diminuir o prazo de 08 meses para 30 dias, na conclusão dos processos de aposentadoria até junho de 2014, a Goiás Previdência começou a implantar, no último mês de agosto, a Concessão Eletrônica de Benefícios-CEB. Segundo o Diretor de Gestão, Planejamento e Finanças da Goiás Previdência, João Carlos Potenciano, acelerar as concessões de benefícios aos servidores públicos aposentados e pensionistas do estado, é uma das prioridades, do governo Marconi Perillo. Por isso, a instituição tem investido na capacitação de seus colaboradores, possibilitando que participem de todos os eventos nacionais e estaduais, direcionados ao setor previdenciário e de gestão pública, como o Seminário Estadual de Desburocratização. “A GOIASPREV, tem conseguido se destacar nacionalmente, por lançar mão de avanços tecnológicos para melhorar a qualidade e eficiência de seus serviços. Uma dessas ferramentas, é justamente a concessão eletrônica de benefícios, que está sendo instalada em seu sistema, e será estendida a todos os órgãos do governo estadual, com o propósito de agilizar seus serviços, diminuindo a média de 8 meses, para 30 dias, na conclusão do processo de aposentadoria”, afirma.

Fonte: Comunicação Setorial – Segplan
Comunicação – GOIASPREV
62-3201-7813

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo