GOIASPREV participa da 45ª Reunião Ordinária do CONAPREV em Teresina-PI


A presidente  da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, participou nos dias 28 e 29 de maio, da 45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social, em Teresina-PI.

 

 O evento, que contou com representantes dos Regimes Próprios de Previdência de todos os estados da federação, do Secretário Nacional de Políticas Públicas de Previdência e Presidente do CONAPREV, Leonardo Rolim, do Vice-Presidente, José Anchieta e  do presidente do IAPEP, anfitrião do encontro, Dr. Flávio Nogueira,  foi aberto pelo governador do estado do Piauí,  Wilson Martins, que iniciou seu discurso discorrendo sobre a   reforma previdenciária como motivo de alerta para os governantes. Segundo o Governador, “ O Brasil fez pequenos ajustes, mas ainda não encarou de frente o déficit previdenciário.” Afirma.

 

 Após seu discurso sobre a situação global do estado do Piauí, foi a vez do Secretário Leonardo Rolim informar sobre a visão atual do Ministério da Previdência e a postura do Ministro Garibaldi Filho, frente aos desafios do setor. Segundo Rolim, ao  assumir a previdência, o Ministro orientou para que fossem discutidos os regimes próprios de previdência e assim tem sido. “Tudo o que fazemos, parte de uma deliberação deste Conselho e temos presenciado avanços importantes, pois as discussões têm buscado  novos caminhos para o equilíbrio financeiro e atuarial, que é o nosso objetivo. Temos várias ações em andamento que irão motivar resultados positivos para a previdência e para os estados. De um lado temos que garantir o equilíbrio e de outro lado temos que garantir o desenvolvimento regional dos estados e estamos aos poucos vendo isto com iniciativas firmes de busca de resultados visíveis para a previdência aplicar os seus recursos de forma transparente e local. O nosso desfio de garantir a rentabilidade contra metas ousadas combina muito bem o outro anseio do CONAPREV que é o desenvolvimento local e regional.”Afirma o secretário.

 

Como parte do processo desses avanços, a reunião contou ainda com uma pauta onde discutiu-se o SRPPS, a PEC 300 (Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. Altera a Constituição Federal de 1988), a Reestruturação do passivo do Rioprevidência, a Compensação Previdenciária, as Novas Receitas  e a Alteração da Resolução  do BACEN 3922/10, que versa sobre a aplicação dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência dos estados e municípios.

 

Para Marlene Vieira, as reuniões do CONAPREV, têm caminhado gradativamente para soluções que viabilizem as gestões dos RPPS dos estados e municípios. “ É nítido o interesse do Ministério e seus representantes na busca de novas formas políticas e administrativas para solucionar, mesmo que a médio e longo prazo, os ajustes no setor previdenciário. Esse esforço conjugado do governo e gestores, tem caminhado a passos largos, já com alguns resultados positivos  mostrando que estamos na direção certa.”conclui Vieira.

 

Participaram também, da 45ª  Reunião, a supervisora de contabilidade  Adriana Jesus e a Gerente de Análise de Informação da GOIASPREV,Marilda Pimentel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo