GOIÁS PREVIDÊNCIA APRESENTA PROJETO PIONEIRO NA 44ª REUNIÃO ORDINÀRIA DO CONAPREV EM ARACAJU
GOIÁS PREVIDÊNCIA APRESENTA PROJETO PIONEIRO NA 44ª REUNIÃO ORDINÀRIA DO CONAPREV EM ARACAJU
A estrutura organizacional da Goiás Previdência e seu sistema de gestão previdenciária, fizeram parte da pauta da 44ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social, realizada nos dias 28 de fevereiro a 1º março em Aracaju/SE. A reunião foi centrada na discussão do fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), na atual conjuntura previdenciária do país, na reestruturação do setor e nas novas formas de melhoria do sistema previdenciário, como por exemplo, o equilíbrio financeiro e atuarial dos estados e SRPPS – cruzamento de dados, rotinas de processamento e funcionalidades de concessão de benefícios.
Na oportunidade foi apresentado, para cerca de 30 gestores de RPPS de estados e municípios brasileiros, além de gestores de órgãos federais – como o Ministério da Previdência Social (MPS) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e INSS – a estrutura organizacional da Previdência do estado de Goiás, assunto que chamou a atenção dos membros do CONAPREV, pela forma democrática com que foi constituída (permitindo a participação paritária de representantes de todos os Poderes e dos servidores estaduais, além da eleição dos seus dirigentes) e o detalhamento do Sistema de Gestão Previdenciária de Goiás -GPREV, desenvolvido por técnicos de tecnologia da informação do Órgão, sendo o mesmo, pioneiro entre os Regimes Próprios de Previdência do país.
O GPREV é uma das ferramentas mais modernas e ágeis de gestão dos dados funcionais, cadastrais e financeiros dos servidores ativos, inativos e pensionistas, além de realizar a concessão e simulação de benefícios previdenciários. O novo Sistema despertou o interesse dos participantes, principalmente de dirigentes dos RPPS estaduais e municipais, e do Sistema Integrado de Previdência-SIPREV, do Ministério da Previdência Social, por estar na vanguarda dos utilizados atualmente pelo setor.
Diante das manifestações de alguns estados em conhecer tal Sistema, a presidente da Goiás Previdência, Marlene Alves de Carvalho e Vieira, em nome do governo estadual, colocou à disposição dos demais regimes, sua equipe técnica para repassar os dados do mesmo. “A forma de realizarmos essa parceria para o uso da licença do GPREV será discutida pelos órgãos competentes. O mais importante é o apoio do Governador Marconi Perillo e seu interesse em compartilhar nossas conquistas com os demais estados”. Ressalta ainda, que sem esse apoio no desenvolvimento do projeto de gerenciamento de dados dos servidores públicos, Goiás não estaria usufruindo do conceito positivo junto aos demais Regimes. Adiantou também, que já estão em fase de agendamento, as visitas de técnicos dos estados da Paraíba, Sergipe, Roraima e do município de Niterói-RJ, para conhecer o sistema implantado pela GOIASPREV.
Representaram a Previdência de Goiás, além de sua presidente, o Diretor de Gestão, Planejamento e Finanças, João Carlos Potenciano, a Gerente de Concessão de Benefícios, Milena Dias Barcelos, o Gerente de Tecnologia da Informação, Pedro Ungarelli,e o Coordenador de Desenvolvimento, Paulo Roberto Batista.