Goiasprev faz palestra sobre Educação Previdenciária para servidores da CGE

Em evento que aconteceu na manhã desta terça-feira (26), a Goiasprev coordenou as atividades do Programa de Educação Previdenciária (PEP-GO), que desta vez, atendeu aos servidores da Controladoria-Geral do Estado de Goiás. O projeto tem como objetivo preparar o trabalhador do setor público para o processo de aposentadoria.

Sediado no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico, o encontro foi promovido pela Superintendência de Gestão Integrada da Controladoria-Geral do Estado, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas, e contou em sua abertura com a participação do presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido, do superintendente da SGI, Ednilson Lins, e da gerente da GGDP, Cláudia Faria. 

Ao cumprimentar os presentes, Gilvan Cândido parabenizou a CGE pelo evento e falou sobre os avanços da previdência estadual na desaceleração do déficit previdenciário e nas adequações das leis do Regime Próprio de Previdência dos civis e do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado de Goiás. Destacou ainda o aprimoramento de ferramentas tecnológicas e a certificação no corpo diretivo, técnicos e conselheiros da autarquia, com foco na qualidade dos serviços e da credibilidade da gestão previdenciária. “Cuidar do servidor é cuidar do Estado, e consequentemente, do cidadão”, finalizou.

Após a abertura, o gerente de Concessão de Aposentadoria, Josiniro Coelho, palestrante do evento, iniciou a apresentação detalhando as regras de aposentadoria e pensão do Regime Próprio de Previdência Social-GO, além de temas voltados para o planejamento e garantia dos benefícios dos segurados. 

Josiniro também pontuou a importância do servidor ter um acompanhamento do seu histórico funcional e da juntada de todos os documentos que registrem movimentações, averbações e contribuições do período laboral, para que, no momento de instruir seu processo de aposentadoria, possa concluí-lo com maior celeridade. “Atualmente, a Goiasprev consegue concluir um processo, instruído da forma correta, de aposentadoria, em até 60 dias. Já os processos em que faltam a documentação necessária para o ato passam por diligências, geram retrabalho e caminham com mais morosidade”, orienta.

Após tirar as dúvidas dos presentes, o gerente reforçou o compromisso da Goiasprev em levar o debate sobre a programação da aposentadoria a todas as pastas do Poder Executivo e demais Poderes, como forma de inserir a cultura do planejamento pré e pós aposentadoria do servidor.

Em seguida, o encontro teve a participação da psicóloga e servidora da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Goiasprev, Cristiany Barros, que abordou temas do cotidiano da vida ativa laboral e os projetos e impactos na transição para a inatividade, levando em consideração os aspectos psicológicos, financeiros e interpessoais.

Em sua apresentação, a profissional ressaltou a importância do planejamento e autoconhecimento para que se possa realizar antigos projetos, além das melhores escolhas para aproveitar a nova fase de suas vidas.

Dando sequência à programação, foi realizada uma reunião com a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas, Cláudia Faria, e sua equipe. Representando a Goiasprev, participaram a Gerente de Análise de Inatividade, procuradora Cynthia Dayse Rosa Nogueira, a gerente de Pensão e Direitos de Civis da Goiasprev, Kelly Rezende, e a coordenadora pertencente à Gerência de Concessão de Aposentadorias, Jodelma Faleiros. O encontro teve como pauta principal a instrução dos processos de aposentadoria, visando a uma maior celeridade no trâmite.

Goiás Previdência – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo