Fapeg oferece suporte financeiro a 20 estudantes estrangeiros em Goiás

Os beneficiados são de países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e vão receber da Fundação auxílio-instalação US$ 1.200,00 para permanência em Goiás durante o curso de mestrado ou doutorado na UFG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio do programa de bolsas para estudantes internacionais do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob), vai disponibilizar auxílio-instalação a 20 estudantes bolsistas estrangeiros. As bolsas são oferecidas pelas universidades associadas ao Grupo a estudantes de países de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) interessados em cursar mestrado ou doutorado.

O suporte financeiro da Fapeg será com auxílio-instalação no valor de US$ 1.200,00 para os estudantes selecionados pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás, única representante do estado no Programa.

Das 36 vagas da UFG, 20 estudantes foram contemplados com o auxílio-instalação da Fapeg/GCUB-Mob2. O objetivo do GCUB Mob é contribuir para o desenvolvimento de estudantes internacionais de alto nível acadêmico, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre universidades.

Vários dos estudantes selecionados já chegaram e já estão matriculados em seus cursos de pós-graduação da UFG, (cinco de doutorado e seis de mestrado). A Fapeg aguarda suas documentações para a liberação do benefício. São três mulheres e oito homens vindos de Guiné Bissau (1), Angola (1), Honduras (1), Moçambique (7) e Venezuela. O tempo aproximado de duração dos estudos de mestrado é de 24 meses e de doutorado até 48 meses.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, explica que a colaboração firmada com a Universidade vai respaldar a permanência destes estudantes no Estado com maior conforto para desenvolver suas atividades acadêmicas. “É uma forma de apoiar a internacionalização acadêmica, de promover o intercâmbio cultural, de fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições de outros países, de possibilitar o avanço científico/tecnológico das universidades, e de contribuir para o crescimento pessoal e profissional destes estudantes que vão voltar para seus países com uma bagagem de conhecimentos e experiências fortalecida e diversificada”, explica.

Para a seleção do auxílio foi dada prioridade aos candidatos de países de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e para candidatos do sexo feminino, buscando ainda, um equilíbrio na distribuição dos auxílios, ou seja, entre os candidatos de mestrado e doutorado.

O diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles, destaca que a segunda edição do GCUB tem sua relevância sustentada, principalmente, por dois aspectos: a iniciativa é um dos elementos constitutivos da política estratégica de internacionalização da Fapeg e, além disso, demonstra a preocupação institucional com questões sociais. “Acreditamos que a diversidade cultural proporcionada por ações como o GCUB Mob contribui decisivamente com o ecossistema científico do estado de Goiás”, destaca.

A secretária de Relações Internacionais da UFG, Rejane Ribeiro-Rotta, reforçou a importância da parceria da Fapeg com a implementação do auxílio e para a consolidação do GCUB-Mob.

O Programa GCUB-Mob é promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) com o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Comissão Nacional da Unesco para o Brasil, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF).

Nesta segunda edição do programa, das 93 universidades membro do GCUB, 54 ofertaram vagas com bolsas, sendo 42 federais distribuídas entre as cinco regiões do Brasil. A região Centro-Oeste contou com a participação de seis universidades federais (UFMS, UnB, UFMT, UFGD, UFG e UFR).

Como regra do Edital, todas as vagas ofertadas foram com bolsas, totalizando 1.106 vagas, sendo (572 de mestrado e 534 de doutorado). A Região Centro-Oeste ofertou 136 vagas. A UFG, como única representante do Estado de Goiás, participou ofertando 45 vagas (22 de mestrado e 23 de doutorado) e ficou entre as 10 instituições que mais ofereceram vagas/bolsas, e dessas vagas ofertadas pela UFG, 36 foram preenchidas.

Comunicação Setorial Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo