Fapeg, Emater e Finep articulam parceria para beneficiar a agricultura familiar em Goiás

A cooperação visa expandir a Estação Experimental de Anápolis, mantida pela Emater, transformando-a em um centro de referência no país dedicados a projetos e pesquisas voltadas à agricultura de pequena escala

Nesta sexta-feira (05/04) uma comitiva formada por gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da assessoria da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) visitou a Estação Experimental da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Anápolis, para iniciar as tratativas de um plano de ações multi-institucional que deve ampliar as atividades de pesquisa e extensão agrícola no local. Atualmente, a estação desenvolve pesquisas nas áreas de fruticultura, hortaliças, piscicultura e produção de sementes.

A comitiva diretiva da Fapeg, liderada pelo presidente Marcos Arriel, acompanhada do assessor da Presidência da Finep, Edward Madureira, foi recebida pelo presidente da Emater Rafael Gouveia, além de gestores e técnicos da Agência. A reunião teve como objetivo estabelecer uma parceria inovadora entre instituições para impulsionar a pesquisa e a extensão agrícola no Estado de Goiás.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, afirmou que as tratativas para a expansão da Estação já iniciou e, em breve, a Fundação deve lançar um edital para a seleção de bolsistas-pesquisadores que vão atuar na Emater. “Esses bolsistas terão a missão de contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores que promovam o crescimento sustentável da agricultura familiar no estado”, explicou.

A cooperação deve ampliar a Estação Experimental de Anápolis, tornando-a centro de projetos de pesquisa da agricultura familiar. “A iniciativa tem o potencial de fortalecer ainda mais a posição da Emater como referência em pesquisa e extensão agropecuária, abrindo caminhos inovadores para avanços significativos no setor, levando, cada vez mais, tecnologia, inovação e desenvolvimento para o produtor rural do nosso estado”, ressalta o presidente da Emater Rafael Gouveia.

A união se dá entre governos, por meio das agências de fomento de estudos e projetos, como a Fapeg e a Finep, além de instituições de ensino públicas e privadas, assegurando a capacidade do estado em promover inovação e desenvolvimento sustentável no setor agrícola.

O assessor da Finep, Edward Madureira, disse que os resultados dessa colaboração promissora são aguardados com grande expectativa pela comunidade acadêmica e pelos agricultores familiares. “A sinergia entre as instituições envolvidas certamente impulsionará a pesquisa e extensão no estado, trazendo benefícios significativos para toda a sociedade goiana”, reitera.

Estação

Atualmente, a estação desenvolve pesquisas nas áreas de fruticultura, hortaliças, piscicultura e produção de sementes. Os estudos são realizados para auxiliar os agricultores familiares com assistência técnica especializada em diversas culturas, gerando empregos e renda, além de melhorar a qualidade de vida das famílias rurais do Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo